“Recuperação de crédito”: 3 formas para retomar o controle financeiro da sua empresa.

Pesquisas conduzidas em 2021 pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontaram que cerca de 70,9% das famílias brasileiras sofreram com o endividamento – aumento considerado o maior registrado nos últimos 11 anos!

Em 2022, apesar da aprovação de algumas leis para combater os danos derivados desses endividamentos, disponibilizando mais formas de pagamento e agilizando autorizações de empréstimos para micro ou médio empreendedores e autônomos, situações como:

  •  Pandemia;
  •  Ano Eleitoral;
  •  Inflação dos E.U.A;
  •  Baixo reajuste do Salário Mínimo;
  •  Acontecimentos naturais (como as secas, grandes chuvas e enchentes).

Compõem um vasto repertório de fortes obstáculos que atrapalham a estabilidade da nossa Economia, colaborando também com ocorrências mais críticas, que são fruto da Inadimplência.

Essas circunstâncias dificultam tanto a vida do consumidor quanto a vida do credor, deixando, ao final de tudo, um “rastro de destruição” seguido por grandes prejuízos financeiros e pessoas negativadas. Porém, a boa notícia é que… existem soluções!No Blog Post de hoje falaremos sobre alguns conceitos básicos de crédito, destacando 3 práticas que se mostram extremamente eficientes para recuperá-lo.

Abordaremos os seguintes pontos:

Vamos lá?

O que é crédito e como o perdemos?

Em uma explicação simplificada, o crédito é um empréstimo adquirido por alguém ou por alguma empresa via bancos, cooperativas e outras instituições financeiras que executam esta função; atuando como um dinheiro extra que antecipa gastos.

Atualmente, o Mercado conta com uma variedade de tipos de crédito, os mais requisitados sendo:
 
 – Consórcio
 – Cheque especial;
 – Cartão de crédito;
 – Empréstimo Consignado;
 – Financiamento de algum bem (como um carro ou uma casa);

E, dependendo da modalidade escolhida e da quantidade do empréstimo realizado, assim como o número pré-definido de parcelas a serem pagas, podem ser aplicados juros*, levando o cliente pagar uma espécie de “taxa” sobre o serviço prestado, chamada também de “valor reajustado”.
 
 Devido à Instabilidade Econômica (lembra daqueles fatores comentados na Introdução?), muitos devedores não conseguem manter bons hábitos financeiros, gerando consequências como a Inadimplência que, quando somada aos juros, se transforma em uma verdadeira “bola de neve” de atrasados, tornando a dívida cada vez mais cara e mais difícil de ser quitada.
 
 Além disso, o saldo negativo pode impedir novas oportunidades de crédito no futuro, por conta de um baixo score (que é basicamente um “medidor de confiabilidade” financeiro), restringindo o nosso poder de compra…, mas, calma que há saída!
 
 Podemos adotar algumas medidas para aumentar o nosso Score, otimizando a gestão dos nossos ganhos e resgatando a nossa credibilidade para que, enfim, retornemos ao posto de “bons pagadores”.
 
 Veja no próximo tópico com mais detalhes.
 


 3 abordagens para reconquistar o crédito perdido.

Negocie
 
 
Nesse caso, a preocupação das empresas é o de fornecer alternativas para tratar de dívidas já negativadas.
 
 Algumas pessoas não se sentem confortáveis com o contato das recuperadoras de crédito e interpretam as suas ligações como uma cobrança. Porém, o que muitos não sabem é que esse é um dos melhores momentos para negociar pendências, uma vez que as sugestões levantadas vêm para comportar ao máximo a realidade financeira do devedor, o que é um ponto extremamente favorável. Portanto, ouça o que os credores têm a dizer e realmente considere.

Clique aqui e entenda melhor sobre o assunto: – entenda melhor no post
 
 Procurar consultorias de gerenciamento de risco 
 
 Políticas de gerenciamento de riscos servem para otimizar mecanismos de prevenção e combater ameaças com impactos negativos (como dívidas, problemas de comunicação, problemas de distribuição de dados e outras questões que causam alguma instabilidade), te oferecendo um escopo geral das atividades realizadas na Empresa, para que possam ser administradas integralmente.  

Além disso, as técnicas desse setor contam com tecnologias selecionadas de Business Intelligence, que alavancarão as suas vendas, captando clientes com um bom histórico de compra.
 
Clique aqui e entenda melhor sobre o assunto

Aderir à novas tecnologias de Business Intelligence

Business Intelligence é um conjunto de ferramentas responsáveis por levantar, armazenar, tratar e transformar dados em informações. São estratégias personalizadas, traçadas para melhorar a funcionalidade e o suporte da sua gestão de negócios.
 
 Elas podem ser encontradas em empresas credenciadas, que possuem plataformas, softwares e políticas próprias, desenvolvidas exclusivamente para gerir melhor as suas finanças.
 
Clique aqui e entenda melhor sobre o assunto

Gostou do conteúdo e gostaria de ver o sucesso de todos esses modelos na prática?
 
Então nos acompanhe na conclusão!

Conclusão

Para você, que busca aumentar o Score da sua empresa, gerenciando melhor os seus ganhos e filtrando clientes que se provam bons pagadores, acesse https://scibhive.com.br/contato 
 que ficaremos felizes em falar com você!
 


 Deixa a gente saber nos comentários abaixo o que achou do post! E não esquece de compartilhar 🙂

 GLOSSÁRIO

Juros: rendimento calculado a partir da Inflação Nacional, do período acordado de pagamento e também das políticas determinadas por cada credor

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, Ao navegar pelo site , você autoriza a SCI B-Hive a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalizades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.