A Copa do Mundo vem aí: saiba como seu negócio pode ser o grande campeão

Dia 20 de novembro começa a Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do planeta! Segundo o presidente da FIFA, a expectativa é que a Copa do Catar seja assistida por 5 bilhões de pessoas em todo o mundo. Ou seja, uma enorme oportunidade de exposição para marcas e serviços. E você: já se preparou para surfar nessa onda de oportunidades? 

Em 2014, quando o Brasil sediou a Copa e recebeu mais de um milhão de turistas – sem contar com a vibração dos 3,5 milhões de brasileiros que cruzaram o país – essa era uma pergunta bem mais fácil de responder. 

Hotéis, restaurantes, lojas de rua, bares, clubes, baladas e outros tantos empreendimentos registraram lucros excelentes naquela oportunidade. Até mesmo as livrarias, que criaram promoções considerando os resultados dos jogos, venderam mais.  

Mas e agora que a Copa acontece tão longe?

Apesar da distância geográfica e, segundo levantamento do Datafolha, essa ser a segunda edição da Copa do Mundo em que metade dos brasileiros não está interessada no assunto, ainda assim o evento ainda é uma excelente oportunidade para você aumentar as suas vendas ou contratação de serviços.

Se a Copa não parece ser um evento tão relevante ou não combina com o seu estilo de negócio, lembre-se que no final de novembro acontece a Black Friday e em dezembro temos Natal e Ano Novo.

Ou seja, é um período com muitos eventos e datas comemorativas para te inspirar a vender mais! A equipe da SCI B-Hive separou algumas dicas para te ajudar a pensar em iniciativas criativas e diversificadas para atrair novos clientes.

Veja os  tópicos que serão abordados:

– Vale a pena investir na Copa?

– Se outros negócios não estão se preparando, por que eu deveria estar?

– A criatividade pode vencer as adversidades da economia pós-pandemia?

Continue a leitura para ter novas ideias.

Vale a pena investir na Copa?

O desinteresse de cerca de 50% da população assusta e desanima os comerciantes com relação a Copa do Mundo. Porém, é preciso lembrar dos outros 50% de brasileiros, algo em torno de 107 milhões de pessoas, que estão animados e ansiosos pelo início desse gigante evento futebolístico.

Aliás, há quem diga que não se trata apenas de futebol, mas de uma paixão nacional. Em dia de jogo, o país funciona diferente e milhões de pessoas param para assistir a seleção jogar.

Antes mesmo do apito inicial, as pessoas já estão consumindo bens ligados ao evento ao procurar por roupas nas cores do Brasil, itens decorativos, maquiagens, objetos para torcer (bandeirinhas, cornetas etc), locais para assistir ao jogo em companhia e consumir alimentos e bebidas.

É possível ver a movimentação de negócios diversos, mesmo das não diretamente ligadas ao futebol. De beleza e manutenção domiciliar, por exemplo, que atendem mulheres entram na brincadeira e buscam um visual personalizado para os jogos e famílias que fazem pequenas reformas para receber os amigos em dias de jogos.

Você com certeza sabe que o MCDonalds, a cada quatro anos, cria a ação dos lanches da Copa do Mundo. A rede de fast food cria oito  novos sanduíches e determina os dias da semana em que cada um pode ser consumido.

Se você quer experimentar o MCCatar, por exemplo, é preciso abrir uma exceção na sua rotina e comer McDonalds em plena segunda-feira, dia em que o lanche está disponível.

Dessa forma, quem quer experimentar todos ou mais de uma opção, vai obrigatoriamente, voltar ao McDonalds mais vezes e em dias diferentes da semana. Portanto, uma grande sacada para aumentar o fluxo de vendas e movimentar as filiais nos dias mais vazios.

Por isso, é hora de você refletir: o que o meu negócio oferece que pode despertar o interesse de quem vai acompanhar a Copa? Eu consigo criar campanhas, promoções ou variações do que eu já ofereço para inserir a temática da Copa?

Se outros negócios não estão se preparando, por que eu deveria estar?

Estudar as estratégias – ou a falta de – da concorrência é um dos pontos de partida para superá-las.

Se você é dono de um bar e percebe que seus concorrentes não estão considerando a oportunidade de atrair torcedores para assistir aos jogos em seus espaços: você aproveita para se tornar o point referência da região ou continua ignorando essa chance?

Talvez eles tenham motivos racionais para esta escolha. Porém, um empreendedor de sucesso não se contenta com o “achismo”. Pesquise, planeje e avalie as possibilidades. Nunca se contente com informações pela metade e, principalmente, não seja “apenas mais um”.

A criatividade pode vencer as adversidades?

Sim, a criatividade e a inovação são capazes de dar novas soluções para adversidades internas e externas ao seu negócio.

Um bom exemplo – apesar de não necessariamente comercial – é que em outros anos, a Copa do Mundo ocorreu junto às festividades de São João, uma comemoração tipicamente brasileira. Um evento não interferiu no outro, eles somaram.

Dessa vez, a proximidade com o Natal e a Black Friday é uma situação nova que deve ser aproveitada. Novos produtos, decorações temáticas, pratos natalinos típicos dos países participantes: as possibilidades são infinitas!

Junte-se com suas equipes de marketing, vendas e comunicação. Observem, pesquisem, planejem e usem a criatividade para aproveitar esses eventos e comemorações de final de ano.

Conclusão

Copa do Mundo no final do ano depois de uma pandemia realmente é uma novidade, não apenas para o Brasil, mas para o mundo todo. São novos desafios comerciais que se apresentam, mas que, sim, podem ser contornados. 

Talvez, a única diferença real das condições do Brasil para outros países é que aqui houve uma queda real no interesse da população pelo evento, algo inimaginável para o outrora País do Futebol

Mesmo assim, ainda há um grande contingente de pessoas interessadas em ver os jogos e vivenciar experiências marcantes nesse período. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e queda das restrições mais severas, os estabelecimentos comerciais e empresas em geral, devem aproveitar o evento para aumentar as oportunidades de venda.

Gostou do conteúdo? Escreva nos comentários se a sua empresa realiza o marketing de oportunidade com as datas comemorativas. 

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