Automatização da análise de crédito: conheça as vantagens

Quando se trata de oferecer crédito, é sempre preciso estar atento às oportunidades e aos riscos que essa operação pode causar, para o seu negócio.

E então, o que fazer nesses casos?

Uma ótima alternativa é que a empresa invista na análise de crédito e risco automatizada, para assim, ter maior segurança nas transações, para assim não perder mais oportunidades.

E, além disso, quais são as outras vantagens que a automatização da análise de crédito pode oferecer para o negócio da sua empresa? Antes de citá-las, é necessário saber:

O que é automatização da análise de crédito?

Diferente do serviço de bureau de crédito, que conta com uma tecnologia de captura e distribuição de dados, a automatização do sistema de análise de crédito filtra, analisa e cruza as informações para a empresa. O que é mais significativo.

A automatização unifica todas as tarefas necessárias no processo e as realiza de forma inteligente. Agora sim, veja quais são as vantagens de investir nessa solução:

1. Reduz os riscos de inadimplência

Considerando que a inadimplência é uma das principais preocupações das empresas de crédito, reduzir o risco disso de ocorrer é altamente benéfico para qualquer negócio.

Como em uma equipe, normalmente, tem mais de um analista, a análise manual costuma ser subjetiva, não sendo possível garantir o uso da mesma avaliação quanto ao risco.

Baseando-se em avaliações pessoais, portanto, o risco de autorizar o crédito para um cliente se torna mais alarmante, o que pode ser um problema.

Porém, isso não acontece quando a empresa conta com um sistema de análise de crédito.

Pois o software, além de utilizar uma série de informações, ele filtra, analisa e faz o cruzamento de dados, mostrando  como uma ferramenta é mais confiável e eficiente.

2. Agiliza o processo

A lentidão não favorece a empresa de forma alguma, ainda mais porque o cliente pode optar pelo serviço do seu concorrente, que não demora tanto quanto você.

E, por muitas empresas dependerem do processo manual de concessão de crédito, que costuma ter processos demorados, muitas ficam para trás em comparação à concorrência.

Por isso, o ideal para se sobressair é com o auxílio do sistema de análise de crédito, que faz todo esse processo de maneira ágil e entrega os resultados em pouco tempo.

Assim, o analista da sua empresa pode realizar a análise de diversos clientes em um único dia.

3. Oferece segurança

A análise de crédito manual depende totalmente da avaliação pessoal de cada analista.

Mesmo com uma política de crédito bem definida, identificar os riscos de uma negociação de crédito exige diversos fatores.

Muitas vezes, o profissional fica entre pecar pelo excesso de cuidado e perder um cliente ou pecar pela falta de cuidado e atrair um inadimplente.

O sistema de análise de crédito avalia as informações baseando-se em estatísticas, algoritmos e uma série de variáveis, com isso há mais segurança.

4. Produtividade

Ao eliminar os processos manuais a empresa ganha produtividade. E isso se tratando de etapas complexas, mas necessárias, como a reanálise de crédito, exigem muito tempo do analista.

O sistema de análise de crédito pode ser configurado para fazer a reanálise do crédito depois de um determinado tempo, e analisar mais de um perfil ao mesmo tempo.

5. Reduz os custos

Por ter mais tempo, o analista pode investir seu tempo em outras partes, identificando problemas no fluxo de gestão, desenvolvendo estratégias, e negociando mais.

6. Apresenta rigidez no cumprimento de regras e políticas

É comum no mercado de concessão de crédito que aprovações sejam feitas mesmo quando o cliente apresenta um perfil de risco. E isso acontece porque há intervenção humana.

Para não perder a negociação, o gerente aprova o crédito do cliente, mesmo havendo a dúvida sobre aprovar ou não o crédito.

Outra situação em que isso ocorre é quando o departamento comercial pressiona o analista para aprovar o crédito para o vendedor não perder a venda.

Com a análise de crédito não há esse risco, pois o software avalia e informa se a solicitação foi aprovada e o limite para a negociação, baseando nas políticas de crédito da empresa.

A Solução da SCI Brasil – SCI Sorter Curve Credit Score e Risco

Decidimos junto com você quais devem ser os processos e etapas para a avaliação de crédito. Esse processo é todo customizável já que cada empresa tem seus critérios e peculiaridades.

Essas etapas são montadas através de um fluxograma onde definimos quais critérios resultam em uma análise positiva ou negativa.

Mas eu não posso decidir diferente da análise de crédito automatizada? Claro, apesar de automação do processo, a decisão final será sempre do gestor de crédito.

Todas as análise são controladas pela empresa, funcionando de forma integrada permitindo gerar relatórios, extratos e estatísticas que podem ser utilizados para a tomada de decisão.

 

Quer saber mais sobre análise de crédito? Visite nosso site, a SCI disponibiliza muito mais pra você!

Leia também:

https://bhive.com.br/aumente-sua-lucratividade-e-rentabilidade-usando-o-sorter-curve/