Concessão de crédito: o que é motor de decisão e como ele influencia a gestão de crédito

Neste artigo você vai conhecer e aprender sobre um dos recursos de tecnologia mais importantes no processo de concessão de crédito automatizado: o motor de decisão. Você verá também como esse fator é fundamental para impulsionar inovações e apoiar a equipe responsável pela resposta final da concessão.

O motor de decisão nada mais é do que um recurso tecnológico que utiliza inteligência artificial para dar subsídios para uma análise assertiva de risco de crédito.

Ele auxilia na modernização de todo o fluxo do processo da concessão de crédito tornando-o mais ágil, eficiente e menos arriscado. O motor de decisão trouxe mais qualidade técnica para as empresas já que, muitas delas, ainda se baseiam em aspectos não tão objetivos, pouco confiáveis.

Continue essa leitura para descobrir alguns conceitos importantes sobre o motor de decisão que vão te ajudar a entender ainda mais sobre esse assunto e o porquê da sua relevância na gestão de crédito.

Confira sobre o que você vai ler:

  • Como o motor de decisão funciona 
  • Legalização das informações e dados 
  • Jornada de crédito x motor de decisão
  • Conclusão

Como o motor de decisão funciona

O motor de decisão de uma empresa é a tecnologia de inteligência artificial que ela utiliza para decidir se libera crédito para um cliente e quais são os limites seguros, em valores, dessa transação financeira.

Claro, a intuição de um consultor com ampla experiência também é relevante e deve ser considerada já que há “entrelinhas” que apenas o ser humano é capaz de detectar. Mas, sempre orientamos que o trabalho da equipe esteja aliado à tecnologia, recurso capaz de identificar centenas de outras variáveis.

O motor de decisão utiliza um algoritmo de análise do perfil da pessoa física ou da pessoa jurídica que deseja o crédito e a base de dados da empresa. Por meio de um cruzamento e processamento de todas essas informações, a tecnologia chega a um resultado apontando se a concessão de crédito será segura ou qual o nível de risco para inadimplência.

Ele consegue pesquisar e considerar na análise da concessão de crédito, se a pessoa ou empresa está com o “nome sujo” na praça, se já teve alguma restrição, se é um bom pagador, dentre outros dados relevantes.

Por isso, contar com uma tecnologia da informação na sua operação é muito indicado. A SCI tem uma solução de consulta de CPF e CNPJ para dar mais segurança à sua análise de crédito. Acesse o link para conhecer. 

O motor de decisão vai “cuidar” da saúde financeira do seu negócio e manter em dia a sua credibilidade no mercado.

Além disso, ele é importante à medida que auxilia a empresa na redução de custos, na otimização de processos, em diferentes fases da tomada de decisão para a concessão de crédito.

Legalização das informações e dados

Para que ocorra uma legalização e autenticação de dados no processo de concessão de crédito, o motor de decisão checa a veracidade das informações que o cliente fornece, bem como a situação social e financeira do requerente para, então, definir pela liberação ou não do crédito.

Os dados atualizados do cliente também são de suma importância para que não haja erros na validação. Ou seja, telefones, endereços e outros dados que possibilitem a localização do solicitante, devem estar corretos para se ter sucesso na operação. 

Informações que estejam ausentes ou mesmo duplicadas podem prejudicar e muito o andamento da análise de crédito por meio do motor de decisão. Vale lembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está valendo para todo o território nacional e para todos os setores da economia.

Por isso, é importante que você fique por dentro do que diz essa lei para evitar multas e sanções. Submeta seu processo de análise de crédito ao seu setor jurídico para saber se está operando dentro do que é permitido na legislação.

Esse tipo de medida, citada no parágrafo acima, com certeza trará mais credibilidade, confiança, empatia e transparência tanto para o consumidor final, quanto para a empresa no processo da concessão de crédito. 

Jornada de crédito x motor de decisão

O motor de decisão se torna peça fundamental em cada uma das etapas que iremos explicar abaixo a respeito da jornada de crédito, desde o momento em que o cliente solicita o recurso, até ter a resposta final. 

Obtenção

Nessa fase, é importante identificar qual é o perfil do consumidor que está querendo crédito e, mais que isso, é a etapa em que iremos verificar se o cliente terá, de fato, chances reais de obter o crédito solicitado.

Estímulo

Aqui, uma parte bem importante do processo é percorrida, o chamado “retorno” da operação, no qual a empresa fica mais assegurada de que o crédito deverá voltar com mais assertividade e menos risco de inadimplência.

Reconhecimento

Aqui o perfil do consumidor já foi bem definido, bem como a forma que o crédito será concedido. Logo, o motor de decisão servirá para buscar usuários que tenham mais chances de serem convertidos em novos clientes para a empresa.

Manutenção

Esse ponto pode ser delicado, mas também decisivo da jornada para atualização de cadastro, acompanhamento do cliente ou da empresa. Aqui o motor de decisão identifica se há reserva de dinheiro, por parte dos consumidores que requisitaram o crédito, em caso de inadimplência desses. 

Melhorias

Nessa etapa são realizados os ajustes mais urgentes e necessários pelo motor de decisão como: cobranças de dívidas dos consumidores inadimplentes, quando esses débitos poderão ser quitados e a reconquista de clientes bem avaliados pelo sistema.

Conclusão 

Neste texto você entendeu mais a fundo o que é e qual é a importância do motor de decisão no processo de concessão de crédito, além do papel fundamental que a tecnologia da informação, junto da inteligência artificial, do machine learning e o processamento do big data desempenham.

Dessa forma, as decisões não são pautadas apenas em intuição e confiança, mas em dados concretos que todo esse aparato fornece e da assertividade nas aprovações de crédito.

Além disso, também apresentamos algumas  soluções para consulta de CPF e CNPJ,  desenvolvidas sob medida pela SCI. Visite o blog da SCI-BHive para ter acesso a mais conteúdos sobre tecnologia e automação da concessão de crédito.

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, Ao navegar pelo site , você autoriza a SCI B-Hive a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalizades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.