Evitando prescrição de dívidas

Com a taxa de desemprego subindo é natural que a inadimplência ocorra, e quando a situação financeira não está boa é natural que contas deixem de ser pagas, negativar o cliente nem sempre é garantia de recebimento, então como evitar a prescrição de dívidas?

Por volta de 35% das pessoas que tem o nome negativado acabam quitando seus débitos.

O nome sujo traz uma série de dificuldades para ter acesso a créditos no mercado, muitas vezes interrompendo objetivos e sonhos das pessoas.

No entanto, se você vendeu, merece receber, no entanto muita gente não se incomoda esperar por 5 anos para que o nome deixe as listas de inadimplentes.

Então, é preciso tentar resolver rapidamente, já que quanto mais tempo passa, mais fica difícil receber.

 

A legislação sobre a prescrição de dívidas

 

O Código Civil prevê um período em que a dívida pode ser cobrada, o prazo geral é de 10 anos, mas a algumas variações.

Após o período acontece o que, no dia a dia, chamamos de “caducar a dívida”.

Tecnicamente ela não deixa de existir, então após o período ela poderá ser cobrada, no entanto não existe mais a obrigação de quitar a dívida.

E o Código de Defesa do Consumidor ainda pode ser utilizado para punir a empresa que vendeu e está cobrando, caso entenda que os métodos de cobranças são abusivos.

 

Negocie antes de negativar

 

É  sempre melhor tentar uma negociação, esperar alguns dias e ver qual o posicionamento do seu cliente devedor, do que negativar logo de cara.

Ao negativar seu cliente, ele pode então passar a agir de má fé. Portanto, o diálogo é sempre uma saída.

Tente negociar, encontrar um meio termo que funcione bem para ambos os lados.

Geralmente o cliente não aceita a primeira proposta, e tenta melhorar o lado dele com algum contraproposta, esteja pronto para negociar.

 

Documente todo o processo

 

É uma boa ideia documentar todo o processo, se possível, criar um novo contrato.

Seja bem claro, explique tudo o que está acontecendo e o que pode acontecer. Evite desentendimentos posteriores.

 

Quanto tempo para evitar prescrição de dívidas

 

Segundo o Código Civil leva até 10 anos. Mas dependendo o tipo de dívida pode levar apenas 3 anos, como aluguéis.

As dívidas mais comuns como: boletos, empréstimos, fatura de cartão de crédito, levam 5 anos.

Isso é, caso você tente receber pelas vias amigáveis, administrativas. É o modo mais utilizado, mas tem essa desvantagem.

A cobrança judicial evita a prescrição de dívidas

 

Acionar a Justiça para receber evita a prescrição de dívidas? Sim, pode evitar.

Por isso é importante documentar as tentativas de negociação. No entanto, ela não garante que o valor total será recebido. Já que é preciso pagar as despesas do processo.

Então, avalie se pelo preço da dívida vale a pena apelar para a cobrança judicial para receber, e evitar que a dívida prescreve e a obrigação legal de pagar desapareça.

 

Quanto tempo leva?

 

Nem sempre é um problema o tempo. Se existe clientes que não se importam em ficar com o nome sujo, há o medo da perda de bens que podem ser penhorados para o pagamento da dívida.

Dependendo do tamanho da dívida e do perfil do devedor, pode ser que se resolva mais rápido do que você imagina.

 

A prevenção ainda é a melhor maneira de evitar a prescrição de dívidas

 

O ditado é velho, mas continua verdadeiro e funcionando bem: é melhor prevenir que remediar.

A SCI Brasil oferece uma plataforma que auxilia seu negócio com análise de crédito e gerenciamento da sua carteira de clientes.

 

Análise de crédito

 

Em poucos cliques você terá uma análise de crédito com informações suficientes para avaliar conscientemente se deve ou não barrar a venda.

Com o gerenciamento de carteira você recebe notificações por e-mail sobre mudanças cadastrais de seus clientes e fornecedores.

É uma maneira prática de reduzir riscos de inadimplência, e até fraudes.  https://www.scibhive.com.br/credito

 

Negativar clientes

 

Se necessário, através da nossa plataforma é muito fácil incluir ou excluir clientes anotações relacionadas a inadimplência.

Ao inserir as informações, o CPF ou CNPJ do devedor é negativado nas principais plataformas de proteção ao crédito do Brasil.  https://www.scibhive.com.br/negativacao

 

Busca Avançada de pessoas e empresas

 

Nossa busca avançada permite encontrar informações como número de WhatsApp, e-mail, endereço, afinidades de consumo, score e pessoas relacionadas, empresas, quadro societário, e mais. 

É mais uma poderosa ferramenta para auxiliar na segurança e crescimento do seu negócio através do uso de inteligência.

O problema com a inadimplência é muito real, então é necessário tomar todas as providências para evitar, e a partir do momento que acontece saber como lidar, quais os prazos e melhores alternativas para receber pela venda dos seus serviços e produtos  https://www.scibhive.com.br/mailing https://www.scibhive.com.br/scisearch  

 

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, Ao navegar pelo site , você autoriza a SCI B-Hive a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalizades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.