“Políticas de Crédito”: otimize tempo, economize dinheiro e garanta a estabilidade financeira da sua empresa aplicando estratégias [eficientes] de Business Intelligence!

Muitas empresas brasileiras ainda apresentam e sofrem dificuldades relacionadas à concessão de crédito! Diversos fatores podem estar atrelados ao problema, no entanto existem alguns “pioneiros” que se evidenciam, como:

  • Parcerias com bancos de dados desatualizados;
  • Empresas que não honram seus compromissos financeiros e contratos;
  • Ou até mesmo a própria desorganização interna da instituição em questão.

Porém, com a surpreendente (r)evolução tecnológica que estamos presenciando desde os anos 2000, para facilitar a vida empresarial em todo o Mundo, criou-se a Business Intelligence, expressão que, em sua tradução livre, significa “Inteligência dos Negócios”. E hoje, as ferramentas desenvolvidas a partir dessa metodologia revelam-se peças chaves em grandes cases* de sucesso. Mas, por quê?

Neste blog post, você vai aprender o que é Business Intelligence; como aplicar os seus recursos em políticas de crédito da sua empresa e economizar, além de tempo (e dores de cabeça), MUITO DINHEIRO!

Iremos passar pelos seguintes tópicos:

  • Business Intelligence (uma rápida introdução);
  • Dados (uma rápida introdução);
  • Business Intelligence e Políticas de Crédito;
  • Conclusão.

Continue lendo abaixo.

1) Business Intelligence

Business Intelligence trata-se de um conceito processual aplicado em diversas empresas, que visa otimizar, em todos os sentidos (seja financeiro, organizacional, interpessoal, etc), os processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios. Porém, antes de aprofundarmos nesse tópico, precisamos entender qual a importância do tratamento de dados.

Vamos lá?

2) Dados

“Dados são o novo petróleo.” – Clive Humby

De forma breve, dados são aspectos quantitativos e qualitativos que apresentam a desenvoltura, geral ou de causos específicos, de algo ou alguém. Depois de colhidos, esses dados são tratados (categorizados nos mais diversos formatos, por exemplo: gráficos) e transformados em informações. Essas informações depois são analisadas, transcritas e discutidas entre a equipe, nos ajudando a compreender o escopo geral do que foi levantado, identificando erros; partes que precisam ser aprimoradas e também feedbacks positivos. 

Ou seja, não basta ter somente um grande volume de dados, é preciso também que esses dados façam sentido. E um exemplo comparativo clássico, e simples, que podemos citar aqui é o de criação de frases!

Cada palavra possui um significado, certo? (Assim como um dado representa algo). Porém, quando essas palavras são dispostas de forma solitária ou desordenada, suas frases derivadas dificilmente comunicarão linhas de raciocínio coerentes e, consequentemente, não conseguirão ser interpretadas para oferecer um sentido ao outro que está lendo ou ouvindo.

Deu pra compreender? Beleza! Agora vamos à relação disso tudo com o ponto central dessa postagem: as políticas de crédito!

3) Business Intelligence e Políticas de Crédito

Como mencionamos anteriormente, Business Intelligence é o conjunto de ferramentas que permite levantar, armazenar, tratar e transformar dados em informações. São estratégias traçadas exclusivamente para melhorar a funcionalidade da sua empresa.

Uma das técnicas comprovadas de Business Intelligence, vastamente utilizada no cenário atual, é o desenvolvimento de softwares para visualização de dados. E, sem dúvidas, um dos setores que mais se beneficia com esses avanços é o de Políticas de Crédito! Isso porque, quando os dados obtidos se provam confiáveis e atualizados, suas informações podem guiar abordagens profissionais determinantes para o sucesso de uma empresa, especialmente quando falamos em saúde financeira.

Os critérios de análise aplicados pelas Políticas de Crédito proporcionam condições para favorecer a parte comercial empresarial, além de oferecer recursos práticos para evitar que ocorra a inadimplência, uma vez que é possível definir as possíveis irregularidades no CNPJ do comprador.

E, um dos exemplos existentes que utilizam dessas tecnologias que (também) podemos citar aqui é a própria plataforma desse post… a SCI B-HIVE!

Contamos com uma base de dados que reúne informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas e disponibilizamos mais do que somente dados financeiros, temos também dados comportamentais, que facilitam a tomada de decisões dentro das empresas!

4) Conclusão

Uma política de crédito deve ser criada para fins estratégicos. E não existe melhor forma para atender as suas necessidades de organização financeira do que possuir em mãos atualizações constantes e efetivas dos mecanismos de Business Intelligence!

A SCI B-Hive é reconhecida pelos seus clientes como o bureau** de crédito mais eficaz no país, pois ajudamos tomadores de decisões a agir de maneira assertiva na hora de aprovar ou não o crédito. Aqui, sempre agilizamos os processos e reduzimos custos com despesas!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Caso tenha ficado alguma dúvida, ou queira entender um pouco mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco acessando https://www.scibhive.com.br/contato que ficaremos extremamente felizes em recebê-lo! Até a próxima…

*GLOSSÁRIO
case* — casos de sucesso
bureau** — instalação; empresa

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, Ao navegar pelo site , você autoriza a SCI B-Hive a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalizades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.