Cobrar clientes devedores é um processo que muitas vezes pode ser complexo e nem sempre a dívida é recuperada.
Normalmente, quando alguma loja enfrenta muitos casos de inadimplência e começa a ter problemas por causa disso, é altamente recomendado que a mesma faça uma negativação desses devedores.
Por se tratar de uma prática mais eficaz, apesar de mais rígida, faz com que o inadimplente se desespere ao ponto de pagar logo a dívida para não ser mais negativado.
Por isso, antes de introduzir o principal tema, é preciso entender melhor o que é a negativação de clientes em si:
O que é negativação de clientes devedores?
Nessa tática, os consumidores inadimplentes têm seus nomes registrados em órgãos de proteção ao crédito. Suas informações ficam guardadas no banco de dados dessas instituições.
Para o mercado, eles se tornam clientes devedores, ficando com o nome negativo. Ou seja, seus CPFs ficam restritos até que a dívida seja quitada, impossibilitando esses compradores de obterem crédito, o que os preocupa.
Alguns benefícios que essa prática oferece:
- Estimula o devedor a buscar alternativas para pagar a dívida, limpar o nome e não ser mais classificado como mal pagador.
- Fazer análise de crédito alertando outros empresários para evitarem conceder crédito para quem não tem condições ou intenção de pagar.
- Ter o custo reduzido da sua empresa reduzido (transferindo a responsabilidade da cobrança para as bases de dados, não sendo necessário manter tantos colaboradores no setor financeiro).
Então, uma alternativa disponível para que o devedor pague é a inclusão do mesmo em um cadastro de clientes devedores, ou seja, que não pagam suas contas em dia.
Como a negativação desses clientes me ajuda a receber deles?
A negativação conta com muitas desvantagens para os devedores, e isso acaba afetando, de certo modo, a vida cotidiana da pessoa.
Para fundamentar essa colocação, ao sofrer as restrições de crédito decorrentes dessa condição, os consumidores, de certo modo, passam a considerar uma reorganização de suas finanças.
E, além disso, para se ter noção, alguns clientes inadimplentes só decidem pagar suas dívidas quando descobrem que estão com o “nome sujo”.
Afinal, isso e o crédito negado impedirá que eles façam novas dívidas no comércio e compliquem ainda mais sua situação. Assim, fazendo com que o cliente opte por pagar logo sua dívida, para evitar mais problemas.
Portanto, depois dessa forma de cobrança mais rígida, é esperado que o cliente pague o valor devido ou entre em contato com a empresa buscando uma negociação.
E não se esqueça de, mais do que simplesmente cobrá-los pela sua dívida, é importante enxergar essa situação como uma ferramenta de relacionamento com o cliente inadimplente, porque por mais que ele esteja devendo, ainda é um cliente.
Pois ao avisá-lo sobre a prestação em atraso e estabelecer um prazo razoável para que procure a loja e quitar sua dívida, você não demonstra querer se livrar dele.
Seu objetivo deve ser recuperar o crédito daquele consumidor, para que ele possa voltar a comprar na sua loja com condições mais adequadas à sua capacidade de pagamento.
Isso sim melhora a imagem da sua empresa. Aos poucos, esse cliente inadimplente pode ser fidelizado, e com isso, o mesmo recomendará sua empresa para outras pessoas.
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