Como fazer GIFs personalizados para usar no Instagram

Se você chegou a esse texto é porque quer saber mais sobre os GIFs, itens gráficos que, juntamente com os emojis e stickers, fazem parte do nosso dia a dia em aplicativos de conversa e nas redes sociais. Os GIFs, atualmente, são ferramentas eficientes para passar uma mensagem, uma ideia, e ainda agregar humor ou outras emoções ao conteúdo.

Você sabia que os GIFfs existem há mais de 3 décadas? Sim, eles não são novidade, embora diariamente surjam centenas de novos gifs. Isso acontece porque uma das características do GIF é exatamente essa: a capacidade de inovação. Basta algumas imagens novas ou poucos frames para um novo GIF surgir.

 Veja o que mais você vai aprender neste texto:

  • O que são gifs
  • A importância das redes sociais para os negócios
  • Como fazer gifs personalizados para usar no Instagram
  • Conclusão

Leia esse texto até o final e coloque em prática tudo o que você vai aprender!

O que são gifs?

Gif é uma abreviação para Graphics Interchange Format que em português significa Formato de Intercâmbio de Gráficos. É um tipo de arquivo que permite juntar várias cenas que passam a sensação de ser um vídeo animado de curta duração. Embora não possuam som, são excelentes para passar uma mensagem direta.

No Instagram, eles são usados no story e servem para deixar o conteúdo ainda mais interessante, acrescentar humor ou simplesmente chamar atenção para algum ponto daquela imagem ou vídeo como, por exemplo, no caso das setas ou linhas.

São ícones adicionais, mas que complementam as informações com significado. Já ouviu aquela frase “ uma imagem vale mais do que mil palavras”? O gif tem exatamente essa capacidade de transmitir uma mensagem de forma rápida e direta.

O gif nem sempre precisa ser uma imagem em movimento, ele pode ser uma palavra como  “arrasta para cima”, “conteúdo novo”, “compre aqui”, “alerta” etc.

A importância das redes sociais para os negócios

Você já deve estar habituado a ouvir que as redes sociais são importantes para as empresas porque funcionam como uma grande vitrine do seu negócio. Sem limites de alcance e fora de qualquer barreira territorial , as redes sociais já são parte importante do planejamento estratégico das corporações, desde as de pequeno porte até as líderes de mercado .

A pandemia de Covid-19, acelerou ainda mais o processo de vendas pela internet. Se antes do coronavírus já havia um crescimento contínuo do número de vendas on-line, com a necessidade do isolamento social, as vendas deram um salto.

As redes sociais ajudam o comerciante, o empreendedor, o empresário a dar mais visibilidade para o seu negócio e a utilização de GIFs pode ser uma forma a mais de  provocar reações nos clientes e manter o interesse deles em saber mais sobre o produto ou serviço.

Muitos pesquisadores de comportamento do consumidor, apontam a pandemia como um marco para profundas mudanças na forma das pessoas adquirirem produtos e serviços.

Só em 2021, as vendas em e-commerces brasileiros cresceram 27%, segundo um levantamento da Neotrust, e quase 90% das empresas do país começaram ou participaram de um projeto de aceleração de transformação digital durante a pandemia, de acordo com o International Data Corporation (IDC).

O site E-Commerce Brasil revelou que, no final de 2020, 94% das pessoas que começaram a comprar on-line durante a pandemia, querem manter o hábito de comprar pela internet. Ou seja, há um enorme potencial de vendas para o seu negócio.

E as redes sociais? 

Você já parou para pensar que daqui a apenas  oito anos, em 2030, quem serão os seus clientes serão as gerações Z e Alpha? Isso quer dizer que você terá consumidores que já nasceram em uma sociedade digital, hiperconectada e são usuários assíduos de redes sociais.

Ou seja, aprender a usar as redes sociais é estratégico para o presente e também para o futuro.É preciso começar a pensar agora em como será a sua comunicação, interação, atendimento e venda para este público.

Segundo dados da Hootsuite, atualmente, 77% da população mundial tem acesso à internet e 79,9% dessas pessoas são usuários de redes sociais. Por isso, utilizar essas plataformas pode te colocar em contato com milhares de clientes em potencial, de qualquer ponto do Brasil e do mundo

Atualmente, o Instagram e o Facebook já disponibilizam ferramentas para lojas on-line com opção de compra direta, compartilhamento de links para redirecionamento para sites e e-commerces etc.

As redes sociais “pedem” uma forma de se comunicar, tanto na parte textual quanto de imagens e vídeos. Diferente de sites e outros meios tradicionais de venda, os formatos precisam ser adaptados para cada plataforma.

A linguagem, coloquial, jovial ou técnica,  precisa ser adequada ao seu público-alvo, ao tipo de consumidor que quer atrair para o seu negócio. Inclusive, isso deve fazer parte da sua estratégia de vendas e comunicação, bem como uma pesquisa sobre gírias e palavras comuns a essa “tribo”.

A princípio pode parecer algo banal, mas esses cuidados fazem parte da arte de vender, de encantar o cliente, de provocar emoções, encantamento e desejo de compra, etapas essenciais do funil de vendas e na fidelização de um cliente.

Instagram: a vitrine da sua loja ou serviços

Um levantamento feito pelo Hootsuite e a WeAreSocial, mostra que o Brasil é o terceiro país no mundo que mais usa redes sociais, ficando em média 3h42 por dia conectados.

A pesquisa mostrou que a rede social mais utilizada pelos brasileiros é o YouTube (138 milhões de usuários), em seguida o Instagram (122 milhões de usuários) e o Facebook (116 milhões de usuários). O TikTok, tão falado no momento, aparece em quarto lugar.

Com tantos clientes em potencial conectados diariamente, fica fácil entender porque o seu negócio precisa estar nas redes sociais. O Instagram já foi um espaço onde as pessoas entravam para postar fotos e vídeos e compartilhar com seus seguidores o dia a dia. Hoje, seu potencial vai muito além.

Os usuários do Instagram utilizam a rede social também para pesquisar produtos e serviços e são impactados por conteúdos que mostram novos lugares para conhecer, como estabelecimentos comerciais, de lazer e cultura, bem como destinos de viagem e outros.

Além disso, o Instagram também é uma rede onde as pessoas buscam inspiração, conhecimento, humor, pertencimento e podem usar para dar mais visibilidade àquilo com o que trabalham, fazendo do perfil uma verdadeira vitrine. E o melhor: com nenhum custo ou custo bem abaixo do que seria necessário para uma loja física ou escritório, restaurante etc.

O Instagram disponibiliza o recurso de compra on-line nos perfis profissionais, o Instagram Shopping. De forma simples e descomplicada, o consumidor consegue visualizar o produto, suas especificações, seu preço e ser redirecionado para o e-commerce ou para o catálogo de produtos do Facebook da marca, onde o pagamento é efetuado.

Isso dá celeridade e descomplica a compra, tudo o que o consumidor quer. Ainda é possível utilizar outras ferramentas para aumentar o alcance da divulgação como, por exemplo, publicar nos stories, utilizar hashtags, fazer publicidade paga (impulsionamento), post compartilhado com influenciadores, dentre outros.

É nesse cenário que o uso de GIFs se torna um diferencial no seu conteúdo que vai para o story e se ele for personalizado, ainda mais. Continue a leitura para ver como fazer GIFs da sua marca.

Passo a passo para fazer gifs da sua marca para usar no Instagram

Você deve escolher dentre um dos aplicativos gratuitos que permitem a criação de GIFs: GIPHY, Gif Me! Camera, Momento – Criador de GIFs e Motion Stills ou outro de sua preferência.

Aqui nós vamos ensinar a usar o GIPHY. O primeiro passo é acessar o site www.giphy.com e criar uma conta em “Join Giphy” e escolher se você quer criar uma conta de artista ou de marca.

Em seguida, você deve colocar os seus dados e criar um ID e senha de acesso. Feito isso procure os botões “upload” e “create”. Clique em “create” para criar o seu primeiro GIF ou todas as vezes que criar um novo.

Você será redirecionado para a plataforma de criação de GIF onde deverá escolher entre as opções: criar um GIF baixando ele do seu computador, um sticker a partir de uma foto, um fundo animado para videoconferências ou a partir de uma URL de qualquer GIF.

Neste texto vamos ensinar a opção de criar um GIF animado a partir de uma foto. Então, escolha a foto que você quer animar, que pode ser sua ou qualquer outra, salve no seu computador e clique na opção de “criar um sticker a partir de uma foto”.

O GIPHY vai automaticamente mostrar as ferramentas para você recortar a parte da imagem que você quer usar e depois incluir o movimento nela. Use a opção “lasso” ou laço em português para contornar a imagem selecionando só o que você quer que apareça no seu GIF.

Ao terminar, clique em “continue to animate” e escolha o movimento que mais deixar o seu GIF divertido. Para salvar, clique em “continue to upload”. Nesse momento você deve incluir de 5 a 10 hashtags, que sejam descritivas ou o próprio nome da sua marca, para que mais tarde as pessoas consigam encontrar sua imagem e utilizá-las também.

Se você quer que seu GIF seja exclusivo, selecione a opção “private” nessa fase do “upload”. Mas, pense bem, pois isso tira a chance dos seus clientes e outras pessoas fazerem uma publicidade gratuita e aumentar a visibilidade do seu negócio.

Pronto. Agora é só procurar o seu GIF lá no recurso do story do Instagram. Pode ser que ele demore um pouco para ficar disponível, isso pode acontecer, mas logo ele vai aparecer e será hora de usá-lo para deixar o seu conteúdo ainda mais interessante. 

Conclusão

Neste artigo você teve acesso a alguns números sobre como e quanto os brasileiros têm usado as redes sociais e entendeu porque ter um perfil da sua empresa nas nas redes sociais é essencial nos dias de hoje.

Além disso, você conferiu qual é o passo a passo para fazer gifs da sua marca para usar no story do Instagram e melhorar ainda mais a performance da sua divulgação. Lembre-se sempre de utilizar o maior número de recursos que a rede social oferece, elas estão lá para tornar o seu conteúdo ainda mais interessante e se destacar em meio a milhões de publicações.

Esse conteúdo foi útil para você? Conte nos comentários se você já usa os gifs e outras ferramentas disponíveis no Instagram.

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