Como negativar devedores?

Uma das consequências da desaceleração da economia brasileira é a inadimplência, ela chega e lojistas precisam negativar devedores.

Isto é, informar aos serviços de proteção ao crédito quais clientes não estão cumprindo com as suas obrigações de pagamentos.

 

Por que negativar clientes inadimplentes?

 

Os serviços de proteção ao crédito foram criados para proteger os lojistas. Através da consulta a essa lista é possível evitar maus pagadores, então todos se beneficiam desse sistema.

Além disso, em média 35% das pessoas pagam suas dívidas após o nome “ficar sujo”, já que isso dificulta o acesso ao crédito em instituições financeiras para financiamentos de carros e imóveis, por exemplo.

 

Quando é preciso negativar devedores?

 

Geralmente, quando não ocorre o pagamento da fatura, boleto ou parcela na data de vencimento.

Alguns exemplos de documentos que podem ser negativados por conta de inadimplência:

  • Notas promissórias
  • Duplicatas
  • Boletos
  • Contratos
  • Notas Fiscais
  • Aluguéis
  • Empréstimos

Com quantos dias posso negativar os devedores?

 

De início, legalmente falando, é possível negativar o cliente inadimplente 1 dia após o vencimento.

No entanto, o ideal é tentar de todas as maneiras possíveis receber do cliente. Ligações, oferecer acordos, opções de parcelamento.

Para negativar o cliente devedor, as instituições de proteção ao crédito recomendam que espere entre 30 e 35 dias.

Afinal, imprevistos acontecem e um cliente que sempre foi bom pagador, provavelmente, tentará normalizar a situação quitando seus débitos o mais rápido possível.

 

Negativar clientes inadimplentes com SCI Brasil

 

A SCI Brasil, tem entre os seus serviços, a negativação de clientes devedores.

É uma plataforma 100% online que permite de maneira simples e rápida informar aos principais serviços de proteção ao crédito que uma pessoa ou empresa (CPF ou CNPJ) não cumpriu com as suas obrigações.

Assim, todo o processo é feito pela internet, você informa os dados cadastrais do cliente, e as informações sobre o que não foi pago dentro do prazo com documentos como: nota fiscal, nota promissória, contratos, etc.

Por fim, encaminhamos as informações para os serviços de proteção ao crédito para você, sem dor de cabeça ou dificuldade.

 

 

https://www.scibhive.com.br/negativacao

https://bhive.com.br/como-evitar-prescricao-de-dividas/