Quem há dois anos diria que uma pandemia iria “paralisar” a economia mundial e provocar tantas mudanças sociais, de comportamento e no hábito de consumo das pessoas? Pesquisas mostram que agora o consumidor prioriza produtos mais sustentáveis e comidas mais saudáveis. Assim, entender quem é esse consumidor do futuro é mais do que necessário, é estratégico para quem quer ter sucesso nas vendas.
O consumidor do futuro é este do pós-pandemia de Covid-19 que aprendeu a comprar mais pela internet, consumidor de estímulos visuais e usuário assíduo das redes sociais e dos streamings, ávido por serviços que facilitem a rotina e preferem estar em casa em home-office.
A forma como uma pessoa compra está relacionada a sua cultura, a economia de seu país, a forma como foi educada, a religião, dentre outras variáveis. Por isso, adotar estratégias para alcançar novos clientes, bem como entender seus hábitos e conhecer as novas preferências, devem fazer parte do escopo de trabalho de empresas que querem vender mais.
O quê, como, quanto e onde o seu público-alvo compra devem fazer parte da base da sua pesquisa para traçar um planejamento estratégico. E também manter-se atualizado quanto às tendências de mercado de curto, médio e longo prazo te permitirão sentir com menor intensidade as oscilações nos hábitos de consumo, já que você saberá quando e como agir.
Entenda que hoje existe uma consciência ambiental muito maior do que há 15 anos e as lojas online oferecem milhares de opções aos clientes que com um simples clique, fazem pesquisa de preço e qualidade.
Assim, cada vez mais, a competição fica acirrada para quem quer se manter no mercado. A pandemia, de fato, acelerou várias mudanças, mas vamos falar delas, mais a fundo, ao longo do texto, e nunca é demais ressaltar que devemos e podemos usar a tecnologia para encontrar esses novos consumidores e criar oportunidades de venda.
A SCI Jobs é uma excelente solução para quem quer ter telefone e e-mail, por exemplo, de clientes em potencial. A ferramenta utiliza inteligência artificial e possibilita a criação de mailings personalizados e detalhados para a sua equipe de vendas.
Mas afinal, quais são os consumidores do futuro? Continue lendo para saber quem são e como vender para os:
– Construtores de Memórias
– Neosensorialistas
– Conectores
– Reguladores
Boa leitura!
Construtores de memórias
Você sabia que, durante a pandemia, o Brasil registrou quase 45 mil divórcios? Isso representa um aumento de quase 15% em relação ao segundo semestre de 2019 – antes da pandemia.
Além de ser um dado social muito interessante, ele revela uma aparente tendência à construção de novas e melhores memórias, com novas conexões com o mundo. Isso quer dizer que há muitas pessoas atrás de experiências de cuidado consigo mesmo, amor e suporte, seja em produtos ou em serviços.
Pensando estrategicamente, uma abordagem de vendas para esse tipo de consumidor teria em seu marketing a “economia de cuidar de si mesmo”, de viver de forma diferente.
O conceito de envelhecer para estas pessoas está atrelado à ideia de mais tempo para aproveitar a vida, o que gera enormes oportunidades de negócios nos segmentos de beleza, alimentação, viagens, autoconhecimento e até tecnologia.
Pode-se dizer que é uma visão um pouco modernizada da já conhecida “melhor idade”.
Neosensorialistas
Palavrinha difícil, não é? Mas convém se habituar, pois ela será cada dia mais frequente. Segundo a WGSN, empresa responsável por uma grande pesquisa sobre os novos consumidores, os Neosensorialistas são aqueles consumidores que vão querer o melhor de dois mundos: o real e o virtual.
Para eles, a tecnologia não é uma barreira, mas a incrível oferta de uma infinidade de possibilidades. Criptomoedas, metaverso, serviços digitais que se fundem com necessidades do mundo real. São pessoas que gostam de navegar entre os dois mundos e utilizar as facilidades em ambos contextos.
Segundo a WGSN, “as recompensas metaeconômicas serão um jeito de engajá-los em 2024”. Por exemplo, brincar em um jogo no metaverso onde se possa ganhar dinheiro que será utilizado para pagar um jantar na vida real.
Ou, por outro lado, realizar atividades no metaverso que desbloqueiem espaços, experiências e prêmios na vida real. Essa junção entre digital e real faz os olhos desses consumidores brilharem!
Aliás, se você quer entender mais sobre metaverso e como isso já está em ampla expansão no Brasil, recomendamos a leitura de um artigo aqui no blog que explica de forma clara e objetiva o que é e como funciona o metaverso.
Conectores
O home office trouxe inúmeras vantagens para o trabalhador, mas também desvantagens. Uma delas – talvez a maior – é a falta de limite para o horário de trabalho para muita gente.
Para muitas pessoas, seja por desorganização pessoal, seja por falta de compreensão de seus superiores, o home office trouxe consigo jornadas de trabalho ainda maiores e mais estressantes, o que acarretou em milhares de pessoas com sérios problemas de saúde mental.
É desse quadro de tensão e de reflexão que nascem os conectores. Eles desprezam a valorização excessiva da produtividade, da ideia de que o bom profissional é aquele incansável, realidade que levou muitas pessoas para o Burnout
A sustentabilidade é um de seus principais valores, então são consumidores que valorizam marcas engajadas com a preservação do meio ambiente, embalagens recicláveis e/ou reutilizáveis, meios de produção limpos etc.
Reguladores
Vivemos um período de incertezas e não é de se estranhar que muita gente agora queira uma sensação maior de controle. Por isso, os reguladores são aqueles que prezam por marcas e serviços que lhes deem a sensação de previsibilidade, controle e segurança.
Ou seja, o conceito de loja “Click-and-collect”, o comércio sem contato com outro indivíduo, deverá crescer ainda mais. Para os que não estão familiarizados com o termo, são os comércios em que você pode fazer grande parte da compra ou contratação de serviço sem a necessidade de um vendedor, um intermediário.
Segundo a pesquisa da WGSN, são pessoas que também gostam de serviços por assinatura, desde os já conhecidos streamings, até outros segmentos como PET, vinhos, comida e outros.
Conclusão
O mundo mudou e segue mudando. Clichê, mas factual; e o comércio, as marcas e as grandes empresas não podem nunca se esquecer disso. Saber quais são os novos consumidores, acompanhar seu nascimento e sua evolução é fundamental para qualquer um que deseje prosperar.
Para se ter uma ideia da velocidade dessas evoluções, em 2021, a mesma WGSN mapeou quatro estilos de consumidores para 2023 e os perfis eram diferentes dos apresentados agora. À época, falava-se em Preditores, Novos Românticos, Condutores e Impossíveis. Um ano foi o suficiente para surgirem novos perfis.