“Realizar pagamentos por WhatsApp pode ser arriscado!” — Verdade ou mentira?

Pesquisas realizadas em 2021 nos mostram que quase 100% da população brasileira, entre 18 e 64 anos, utiliza o aplicativo WhatsApp! A plataforma se faz presente em diversos âmbitos, tanto pessoais quanto profissionais, e agora, pensando em uma forma de tornar a UX (experiência do usuário) ainda mais acessível e completa, criou-se uma nova solução financeira: o WhatsApp Pay!

A proposta vem para revolucionar as transferências bancárias, agilizando permissões e configurando, em um só lugar, informações e atalhos para facilitar a vida dos usuários, especialmente daqueles que estão (e precisam estar) disponíveis na plataforma em horário comercial.

Porém, os pagamentos digitais ainda fazem parte de um repertório monetário relativamente novo em nosso país, o que desperta muita dúvida e insegurança nas pessoas, barrando-as até mesmo de experimentarem a ferramenta.

Por isso, nós trouxemos aqui alguns esclarecimentos cruciais que você precisa saber sobre o assunto, para tornar a sua vida financeira mais fácil e mais segura nos meios virtuais!

No blog post de hoje, abordaremos os seguintes tópicos:

  • Por que as pessoas não utilizam o WhatsApp Pay?;
  • 5 dúvidas mais frequentes sobre o WhatsApp Pay;
  • Conclusão.

Continue lendo abaixo.

1) Por que as pessoas não utilizam o WhatsApp Pay?


Há alguns meses, o WhatsApp (Meta Platforms) viabilizou pagamentos on-line dentro do próprio aplicativo, utilizando de uma tecnologia criada exclusivamente para esse fim: o WhatsApp Pay!

No entanto, a resposta brasileira ao método não foi muito promissora e estima-se que apenas 7% dos usuários utilizam-no. Os principais motivos desse feedback negativo são:

  • Desinformação (as pessoas não sabem como utilizá-lo);
  • Desconfiança (as pessoas têm medo de terem seus dados roubados);
  • Desinteresse (as pessoas estão acostumadas a outros meios, não vendo necessidade em mudar)

Então, tentando solucionar um pouco dessas questões mencionadas (especialmente a primeira), viemos aqui explicar como tudo funciona.

Vamos lá?

2) 5 dúvidas mais frequentes sobre o WhatsApp Pay


1. Para quem o serviço está disponível?

O serviço do WhatsApp Pay está disponível para usuários PF (Pessoa Física) que realizarem o cadastro com cartões pré-pago, de débito ou cartões múltiplos com a função débito emitidos pelas instituições bancárias ou parceiros participantes, sendo elas:

– Banco do Brasil: Visa
– Banco Inter: Mastercard
– Bradesco: Visa
– Itaú: Mastercard
– Mercado Pago: Visa
– Neon: Visa
– Next: Visa
– Nubank: Mastercard
– Santander: Mastercard
– Sicredi: Mastercard e Visa
– Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

 

2. Existem limites de transação?

 

Sim! É possível enviar pelo aplicativo até R$ 1 mil (por transação) e receber até 20 transações por dia (no caso, de R$1 mil cada). No entanto, só é permitido realizar até R$ 5 mil em transações por mês. Quando o limite é atingido, não é mais possível efetuar e/ou receber pagamentos.

 

3. Existem taxas?

 

Não! Por estar vinculado a bancos parceiros, não é cobrada nenhuma taxa sobre as transações realizadas.

 

4. Qual é a segurança aplicada em torno desses pagamentos?

 

Criptografia! Hoje existe a criptografia de ponta a ponta para garantir que somente os participantes das conversas possam ler suas mensagens. E ao falarmos de pagamentos, é um pouco parecido.

Por envolver instituições financeiras, existem algumas políticas antifraude que já são aplicadas pelos próprios bancos. Mas, além disso, ao fazer uma transação no WhatsApp Pay, existe também um PIN (configurado por você em seu Facebook Pay), que é exigido para completar a transferência. A biometria também pode ser cadastrada, caso haja a possibilidade de ativar essa opção no seu dispositivo móvel (celular).

Depois disso, o proprietário também precisa fazer a verificação por SMS ou pelo aplicativo do banco correspondente; e então o dinheiro poderá ser movimentado. Ou seja, é um sistema de verificação composto por várias etapas, para que você tenha ciência e controle sobre as suas transações a todo o momento.

 

5. Como configuro o aplicativo para fazer uma transferência?

 

  • Dentro de uma conversa no Whatsapp, ou na própria aba de configurações do aplicativo, selecione a opção “Pagamento”;
  • Insira o valor que deseja transferir e confirme;
  • O aplicativo abrirá uma página do Facebook Pay com os termos de uso do serviço, e para usar o serviço é necessário confirmá-los;
  • Será solicitada a criação de um PIN e, em sequência, os seus dados cadastrais pessoais (nome completo e CPF);
  • Por fim, adicione um cartão, lembrando das especificações de tipos de pagamento e bancos aceitos, e valide a verificação e confirmação.

3) Conclusão

Então, finalizando esse post, podemos responder (finalmente!) com certeza a pergunta imposta em seu título: o WhatsApp Pay é sim um recurso seguro e que pode ser utilizado sem medo! O importante é obter informações de fontes confiáveis e, em caso de dúvidas, consultar a sua instituição financeira para entender melhor os seus processos internos de liberação de transferências.

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