“E-commerce seguro”: 2 políticas de segurança [indispensáveis] para combater golpes.

Durante a pandemia do vírus Covid-19, milhões de pessoas tiveram de se adaptar para (sobre)viver em meio às barreiras impostas pelo isolamento social; e no mundo On-line foi onde elas encontraram — mais do que apenas refúgio — uma infinidade de possibilidades para se reinventarem e testarem iniciativas inovadoras, destacando-se aquelas (iniciativas) referentes ao Marketing, como o E-Commerce (comércio virtual).

O fator digital, em conjunto com as redes sociais, não só potencializou o alcance de produtos como também conectou variados tipos de audiência com as suas respectivas marcas, solidificando aquele famoso fenômeno que sempre nos deparamos em anúncios da internet: engajamento. Porém, acompanhando a popularidade dos engajamentos positivos, aumentou-se a quantidade de crimes cibernéticos e ações de má-fé, prejudicando (especialmente) aqueles que dependem (inteiramente) do setor comercial/vendas.

Quadrilha do WhatsApp, Quadrilha do Instagram e Quadrilha do Pix são algumas das organizações criminosas mais conhecidas por nós brasileiros, que presenciamos todos os dias, além de uma quantidade alarmante de vítimas em notícias televisivas, pessoas do nosso convívio interno sofrendo as consequências avassaladoras (e muitas vezes irrecuperáveis) de invasões de contas, clonagens de cartões, entre outras atividades maliciosas; voltadas exclusivamente para a extorsão de dinheiro.

Então, pensando em uma forma de conscientizar Empresas e empreendedores que migraram muito de seus processos comerciais para o virtual, nós trouxemos aqui algumas políticas de segurança que podem ajudar (e muito) os negócios, desviando-os de atentados cibercriminosos*:

Passaremos pelos seguintes tópicos:

  • E-Commerce (uma breve introdução);
  • Políticas de segurança indispensáveis para aplicar em seu e-Commerce;
  • Conclusão.

Boa leitura!

E-commerce


Só no Brasil, já foram contabilizados no último ano de 2021 R$ 53,4 milhões em vendas geradas por plataformas de e-commerce. E não é surpresa alguma que esses números estão crescendo constantemente (superando inclusive vendas em Shopping Centers); ganhando visibilidade e muita importância na Economia Nacional. Mas, o que afinal se enquadra como e-commerce? Vamos às definições:

“E-commerce é uma modalidade de comércio em que as compras e vendas são feitas pela internet. No comércio eletrônico, o fabricante ou revendedor disponibiliza seus produtos em uma plataforma virtual própria e as transações são realizadas online.” — Neil Patel

Temos como grandes exemplos de plataformas de e-commerce:

  • Shein
  • Shopee
  • Amazon;
  • Aliexpress
  • Mercado Livre;
  • Magazine Luiza

Ou seja, são sites em que Pessoas Jurídicas criam uma página/perfil configurando-a/o junto ao sistema vigente, que é o verdadeiro recurso que permite o gerenciamento da loja virtual. Esse sistema, assim como as políticas de uso e privacidade, muda de plataforma para plataforma, e até mesmo de país para país!

No entanto, existem algumas políticas individuais que podem ser aplicadas pelas lojas, protegendo-as de sofrerem golpes.

Vamos conhecer duas das mais recomendadas?

Políticas de segurança indispensáveis para aplicar em seu e-Commerce


1) Ao pedir informações, se atenha SOMENTE ao necessário.


Esse primeiro pedido pode soar estranho em um primeiro momento, mas vamos te explicar abaixo por que o “minimalismo de informações” é essencial.

Em processos de checkout (compra), muitas lojas — aderindo ao senso comum de “quanto mais informações mais segurança” — pedem inúmeros dados de seus clientes. Em teoria, isso não é ruim; afinal, você pode obter SIM mais controle e verificação sobre os dados do comprador, fazendo com que a transação seja efetivada com menos riscos de fraude. Todavia, o que muitas empresas esquecem é que, na prática, um grande volume de informações também significa um enorme banco de dados. E, para que essa quantidade de dados não se perca ou se corrompa, é preciso também de sistemas organizacionais muito bem gerenciados.

Levando essa dica em consideração, exija apenas o que é realmente necessário do cliente na conclusão do pagamento, para que dessa forma você possa armazenar essas informações com mais qualidade.

2) Estude uma solução de pagamentos com políticas de proteção ao vendedor


Apesar de existirem inúmeros protocolos de segurança, existem alguns que são (comprovadamente) mais completos e seguros. Por isso, opte sempre por plataformas que oferecem estruturas robustas e atualizadas de programas de proteção ao vendedor. Vamos entender melhor abaixo com um exemplo.

Conhece aquela sigla HTTPS*, que precede os links de grandes sites? Pois então, essa sigla na verdade é um protocolo com certificado de segurança que une outros dois certificados: HTTP e SSL.

[Pontuaremos aqui uma ressalva para o certificado SSL, porque este se faz crucial para impedir que crackers* interceptem informações trocadas entre um navegador web e um servidor; uma vez que ele (SSL) realiza a tecnologia de encriptação.]

Então, de forma resumida, o HTTPS é um mecanismo utilizado para garantir a proteção de dados por meio de chaves criptográficas públicas e privadas, que são criadas a partir destes três princípios:

  • Certificados digitais reconhecidos por uma instituição competente;
  • Chaves compartilhadas entre website e usuários;
  • Chaves particulares de cada usuário em cada website, onde cada uma das partes (computador e website) utiliza uma chave diferente e assim garante a identidade de quem está solicitando/enviando informações.

Gostaria de entender ainda mais sobre esses e outros métodos de segurança? Então vamos para a conclusão abaixo!

Conclusão


Para aprender as melhores formas de proteção financeira para a sua empresa, clique nesse link https://scibhive.com.br/contato, que ficaremos felizes em falar com você!

Lembrando que estamos disponíveis para dúvidas em nossa conta no Instagram @sci_b.hive.

Curta e compartilhe se gostou do conteúdo, e comente as suas opiniões para a gente! 😊

Glossário

  • Cibercriminosos: criminosos caracterizados por suas práticas ilícitas nas redes (internet).
  • HTTPS: Hyper Text Transfer Protocol Secure – protocolo de transferência de hipertexto seguro, protocolos de comunicação que permitem a troca de dados entre o seu computador ou dispositivo móvel e um servidor que abriga um determinado site que você acessa
  • Crackers: que podem envolver invasões de sistema, disseminação de vírus, roubo de dados pessoais, falsidade ideológica, acesso a informações confidenciais, entre outros voltados para a extorsão de dinheiro.

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, Ao navegar pelo site , você autoriza a SCI B-Hive a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalizades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.