A lei sancionada em 2019 é clara: todas as pessoas (físicas ou jurídicas) que possuem empréstimos; financiamentos; compras a prazo ou contas de consumo (como luz, gás, água e esgoto) serão incluídas automaticamente no Cadastro Positivo, que é um banco de dados nacional que pode ser acessado por instituições financeiras para consultar o histórico de compra dos consumidores brasileiros.
Mas, afinal, como funciona exatamente esse Cadastro e como o mantemos em dia para sermos aprovados em nossas concessões de crédito, sem dores de cabeça?
Para responder essa pergunta, trouxemos os tópicos abaixo no Blog Post de Hoje:
- Cadastro Positivo (uma breve introdução);
- Como funciona a pontuação do Cadastro Positivo?;
- Quais os principais benefícios do Cadastro Positivo;
- Conclusão.
Do início!
Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo é um sistema de pontuação que permite às empresas credoras reunir informações sobre como têm sido pagos os serviços relacionados à contratação de crédito (como por exemplo: empréstimos, financiamentos e crediários).
Essas atividades financeiras passam a constar no histórico do CPF ou CNPJ do responsável, revelando:
- Totais financiados;
- Pontualidade do pagamento;
- Comportamentos de consumo;
- Quantidades e valores das parcelas.
Ou seja, em uma explicação simplificada, o Cadastro averigua o quão “confiável” o consumidor é, examinando:
- Se o limite do cartão de crédito é viável;
- Se existem condições para realizar uma compra parcelada;
- Quais os juros e os acordos que estarão presentes em um financiamento.
Vamos entender como é calculada a pontuação?
Como funciona a pontuação do Cadastro Positivo?
Primeiramente, devemos saber que a nota final é calculada a partir de informações financeiras coletadas (como o Score), para estimar a probabilidade de inadimplência. Vejamos no próximo parágrafo.
Conforme os débitos são abatidos, um comportamento de pagamento é traçado em seu histórico, levando as empresas a analisarem todo o seu perfil e não apenas se o seu nome está ou não negativado.
A metodologia então faz com que as contas pagas em dia sejam consideradas de uma forma mais completa e justa, verificando que, apesar de ter atrasado ou deixado de pagar em alguma situação específica, você é responsável com os demais compromissos; o que facilitará o seu acesso a menos juros e menos burocracias ao solicitar crédito.
Ou seja, o sistema te favorece totalmente, desde que não haja excessos ou repetições de “erros”.
E quais são os benefícios que podemos aproveitar ao manter o nosso Cadastro limpo?
Quais os principais benefícios do Cadastro Positivo?
Com o Cadastro Positivo, você pode ter acesso a mais tipos de crédito e juros com menos burocracia, podendo exercer com mais autonomia o seu poder de compra. Além disso, você também terá:
- Aumento do acesso ao crédito;
- Mais facilidade para obter crédito;
- Mais confiança entre lojistas e clientes;
- Como acompanhar seus pagamentos e Score;
- Diminuição da inadimplência, e da taxa de juros.
Gostaria de um check-up no seu Cadastro, aprendendo novas ferramentas para gerenciar os seus riscos financeiros? Continue na conclusão!
Conclusão
As responsáveis por coletar as informações e elaborar uma pontuação são as empresas especializadas em análise de crédito, como o Serasa, SPC, e a própria SCI B-HIVE!
A SCI disponibiliza um sistema automatizado que atribui um valor diferente para cada consumidor, compartilhando a sua nota final com lojas, instituições financeiras e bancos. Esses irão avaliar se concedem ou não o crédito e quais as taxas de juros aplicadas, de acordo com a realidade de cada cliente.
Em nossa plataforma oferecemos uma experiência completa, trazendo informações relevantes, com uma curva de aprendizado bem leve. Entre em contato conosco clicando aqui, solicite o teste do nosso sistema de análise de crédito e veja na prática como transformar o seus ganhos!
Estamos disponíveis para qualquer dúvida em nossa conta no Instagram @sci_b.hive. Não esqueça de compartilhar se gostou do nosso conteúdo! 🙂