“Consultando o Score:” Entenda porquê utilizamos essa pontuação financeira.

Score é um termo originário do inglês que, em sua tradução literal, significa pontuação. No Brasil, o Score se transformou em uma potente política de crédito, operando como um “rastreador” de contas, determinando se o consumidor pode ou não ser eleito um bom pagador.

É preciso fazer um recorte no início desse Blog Post ressaltando que foi registrado um novo Record de 62,56 milhões de brasileiros endividados* em 2021, onde 30 milhões destes estavam superendividados*.

Sendo o Brasil um país que enfrenta obstáculos devido à falta de reajustes salariais e altos índices de desemprego, as dívidas acabam levando o consumidor a ficar de “mãos atadas”, pois apesar de não ser permitido cortar cartões de crédito sem aviso prévio, os bancos podem negar novos cartões ou impedir a abertura de uma nova conta corrente, restringindo o poder de compra.

Então, para contextualizar os dados acima, trouxemos na postagem de hoje alguns conhecimentos fundamentais sobre o Score e as suas funcionalidades.

Passaremos pelos tópicos abaixo:

  • O que é Score?
  • Histórico de compras;
  • Como consultar o Score de Clientes?

Do início!

O que é Score?

Score é o recurso mais utilizado para se avaliar concessões de crédito, sendo eficaz para ajudar empresas a diminuir ocorrências de inadimplência e pessoas físicas a conseguir bons créditos na praça.

Atuando como um “medidor de confiabilidade financeira”, esta ferramenta calcula uma pontuação (que pode variar de 0 a 1000), que é responsável por determinar se o consumidor avaliado apresenta ou não potencial de inadimplência. Ou seja, de forma resumida, a numeração é uma estratégia de segurança para credores.

No entanto, caso alguma conta deixe de ser paga por algum motivo específico (como Crise ou gastos urgentes), o Score do devedor não irá simplesmente “desaparecer ou se “manchar” “todo o sempre”, porque há de ser considerado também o histórico de compra!

Entenda melhor no próximo item.

Histórico de compra

Com o CPF negativado, os clientes têm dificuldade em conseguir crédito, como comprar um produto a prazo, fazer um financiamento de imóvel ou até mesmo obter um cartão de crédito.

E, visto que o objetivo principal do resultado do Score é o de avaliar riscos oferecidos por parte do consumidor para comércios, bancos, financiadoras e outras instituições que concedem crédito; possuir uma pontuação baixa emite um alerta, indicando que há uma boa probabilidade da pessoa, ou empresa, não conseguir atender às suas necessidades financeiras nos próximos meses.

Por isso, em muitas ocasiões recorre-se ao histórico de compras, uma espécie de lista de atividades realizadas entre o consumidor e uma loja registradas ao longo do tempo, que tende a levantar muitos dados e informações de pagamento, especialmente em sites de E-commerces.

Com base no histórico, é possível analisar as pendências por “pesos” e graus de “gravidade”, oferecendo até mesmo um gerenciamento de risco de melhor, agilizando tomadas de decisão com qualidade!

E, para fechar com chave de ouro, trazemos o último ponto que é de bastante curiosidade para todos:

Como consultar o Score ?

Se você quer consultar o seu próprio Score, ou o de clientes, basta fazer o cadastro no site da SCI B-Hive, seguir o passo a passo clicando aqui!

Nossa equipe também auxilia na criação de uma análise de crédito personalizada, aplicando tecnologias de Business Intelligence como a SCI Sorter Curve, e decidimos juntos a solução ideal para o seu negócio e produto, com um modelo de Score que faça sentido e que seja viável para a sua empresa.

Estamos disponíveis para qualquer dúvida em nossa conta no Instagram @sci_b.hive. 🙂

Glossário

Endividados: consumidores que recorrem ao uso do crédito.

Superendividados: aqueles que não conseguem cumprir com as suas obrigações financeiras; o consumidor inadimplente

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