Tendências de pagamento no varejo: o futuro começa agora e é bom ir se preparando

Para a surpresa da maioria, mais de 38% da população brasileira ainda é “desbancarizada” e até pouco tempo as formas de pagamento eram poucas: dinheiro, cartão e transferência bancária. Porém, essa realidade vem mudando e um exemplo disso é o PIX, que ganhou o coração dos brasileiros. A pergunta que fica é: quais são as tendências para pagamento? 

Vivemos um momento no qual a tecnologia se fundiu de tal modo com o nosso estilo de vida, que não fazemos quase nada sem utilizá-la. Comprar, conversar, estudar, trabalhar, postar, pagar, tudo mediado por alguma tecnologia digital.

Não poderia ser diferente com as formas de pagamento que estão se diversificando e adotando tecnologias cada vez mais avançadas para evitar golpes e crimes financeiros.

Ter uma gama maior de opções para os consumidores, consequentemente abre maiores possibilidades de vendas e esse movimento tem propiciado um outro evento social:  a inclusão financeira. 

Embora seja um termo relativamente novo, o conceito da inclusão financeira é antigo e, em um país com 40% da população sem acesso a uma conta bancária, é muito importante que haja mais opções do que “simplesmente um cartão”.

É importante conhecer as diversas formas de pagamento, seja você um consumidor, que poderá utilizar isso a seu favor; seja você um comerciante, que precisa estar atualizado e disponibilizar essas tecnologias para os seus clientes.

As opções que abordaremos neste artigo são:

– PIX

– Criptomoedas

– Cashback

– NFCs e Carteiras Digitais

Conhece todas? Siga a leitura para ver o que tem de novo nas formas de pagamento no varejo.

PIX

Com certeza você sabe o que é PIX, tendo em vista que ele teve uma adesão de cerca de 80% da população brasileira e já é a forma mais utilizada de pagamento. Inclusive, mais do que cartões de crédito e débito, segundo o Banco Central.

Criptomoedas

Impossível falar de formas de pagamento digitais sem mencionar as já famosas criptomoedas. Sem burocracias, sem taxas e descentralizadas, elas só necessitam de uma carteira digital e um dispositivo para serem utilizadas. 

Segundo a CoinGate, em 2022 foram realizados quase 1 milhão de pagamentos utilizando criptomoedas. O número é 63% maior que em 2021.

Isso porque 2022 foi considerado o “inverno cripto”, um mau momento para quem investe em criptomoedas com desvalorização contínua e insegurança do mercado como um todo.

Cashback

Ainda não é tão conhecido pelo grande público, mas quem já entendeu como funciona, não abre mão de fazer compras recebendo uma graninha de volta. Se você ainda não sabe o que é e como ele funciona, comecemos pelo básico: em uma tradução literal, cashback significa “dinheiro de volta”.

Se bem utilizado, o cashback é positivo para o consumidor e para quem vende. Atualmente, existem três modelos de cashback: o livre, no qual o cliente recebe o dinheiro de volta e usa o dinheiro como quiser; o exclusivo, no qual ele só pode utilizar o valor de acordo com as regras estipuladas pela empresa – normalmente no mesmo site; e o social, no qual o dinheiro deve ser destinado a causas sociais.

Na prática,  parece um desconto. Mas, segundo especialistas, ele é uma forma de pagamento em que há uma relação onde o consumidor ganha, o lojista ganha e a plataforma mediadora da venda – que gerencia o cashback – também ganha.

As plataformas de cashback fazem o trabalho de divulgação dos produtos de lojas físicas ou grandes e-commerces e, ao vender, recebem uma espécie de comissão. 

Assim, dentro do valor final do produto, eles reservam o preço real do item, essa comissão e uma quantia para retornar ao cliente – o cashback.

NFCs e carteiras digitais

Outro termo que talvez você já tenha visto por aí, mas não sabe explicar exatamente o que é, é a NFC – Near Field Communication. Trata-se de uma tecnologia que necessita apenas da aproximação entre dispositivos para funcionar, como uma carteira digital.

Mas o que é carteira digital? Uma carteira digital é simplesmente um aplicativo capaz de transformar aparelhos como relógios e celulares em “cartões” digitais. Eles passam de simples aparelhos para também formas de pagamento.

Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o pagamento via NFCs cresceu 474% em 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021.  

Para ser preciso, estamos falando de 2 bilhões de transações realizadas, representando mais de R$103 bilhões movimentados.

É fato que o dinheiro físico está se tornando cada dia mais raro e não é mais um delírio futurista imaginar um mundo em que ele não existirá. Segundo estimativas do Banco Central, novas carteiras digitais vão efetuar até 4,8 bilhões de operações até 2025. 

Quando finalizar a leitura desse texto, aproveite para conferir esse outro sobre “O que é o PIX Parcelado”.

Conclusão

Como se pode notar, o mundo está em um momento de intensas transformações tecnológicas no nicho financeiro. Tais mudanças não são, de forma alguma, ruins, pois elas permitem uma maior inclusão financeira, a desburocratização dos pagamentos e oferecem liberdade para os consumidores.

No entanto, toda mudança necessita de adaptações, ajustes e correções. Agora que você já conhece as tendências de pagamento no varejo, prepare o seu negócio para oferecer todas essas opções para os seus clientes.

Não fique para trás, conheça e adote as inovações na sua forma de receber pagamentos.

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