Como cobrar clientes inadimplentes de forma mais eficiente

A Serasa apontou, em 2022, que quase 40% da população brasileira têm algum tipo de dívida. Isso significa que mais de 60 milhões de pessoas estão endividadas. Se a sua empresa está com um alto índice de inadimplência e com a saúde financeira em risco, conheça a SCI Negativa, uma solução de recuperação de crédito que já recuperou R$ 4 milhões de devedores.

A SCI Negativa é uma plataforma on-line em que as empresas incluem os clientes devedores e o sistema os notifica automaticamente por e-mail e SMS. Notificar os devedores de forma digital é mais barato e comprovadamente mais ágil e eficiente.

A SCI B-Hive sabe que receber de um cliente inadimplente nem sempre é fácil. Segundo dados da Serasa Experian de 2021, cinco em cada 10 pequenas e médias empresas têm inadimplência dos clientes como um dos principais problemas da situação financeira.

Por isso, cobrar clientes inadimplentes é uma tarefa necessária para evitar o agravamento da saúde financeira, receber os valores devidos, investir ou guardar no fundo de reserva.

Veja algumas dicas para cobrar os clientes inadimplentes:  

– Respeite os limites definidos pelo CDC

– Conheça o perfil do seu devedor

– Busque entender o que ocorreu

– Ofereça mais de uma opção de pagamento

Quer saber mais sobre essas dicas? Continue a leitura e não esqueça de deixar um comentário no final. 

Respeite os limites definidos pelo CDC

O Código de Defesa do Consumidor é muito claro ao explicar que empresas podem, sim, cobrar contas em atraso ou emitir avisos sobre vencimentos. Entretanto, esses avisos não podem, jamais, causar constrangimentos e nem soar como ameaças.

Caso contrário, as empresas podem ser punidas e o responsável pode ter que cumprir uma pena de três meses a um ano de detenção. Para evitar esses desvios na conduta da equipe de cobrança, é importante existir uma “Política de Cobrança”.

Esse documento é uma espécie de manual indicando, dentre outras coisas, os canais de comunicação oficiais, o tom de voz mais adequado, as formas de abordagem, o momento ideal para cobranças e outras questões que devem ser pré-definidas.

Conheça o perfil do seu devedor

Dentro daquele número de 60 milhões de pessoas endividadas no Brasil,  25% das famílias têm contas em atraso e 10% delas nem conseguem pagar suas dívidas. 

Ou seja, para pelo menos um quarto das famílias endividadas, não existe má vontade, mas, sim, incapacidade de honrar seus compromissos financeiros. O mesmo estudo aponta que 21% das pequenas e médias empresas também estão inadimplentes.

Embora a pandemia da COVID-19 parece já ter ficado para trás, ela gerou uma crise financeira mundial, alta do desemprego no país e aumento do preço de produtos, matéria-prima, aluguel, alimentos etc. Toda essa complexidade contribui para que o número de devedores só aumente.

Veja a classificação criada pela Serasa dos devedores (pessoa física ou jurídica), pois é importante conhecer bem cada um deles para criar estratégias mais efetivas: 

Ocasional

Não atrasa, a não ser por circunstâncias inesperadas. Sente-se mal por isso e paga suas dívidas assim que possível.

Crônico

É desorganizado e, portanto, atrasa com alguma frequência. Porém, costuma honrar seus compromissos ainda que possa demorar um pouco. 

Negligente

Não controla sua vida financeira, assume compromissos que não pode arcar. Paga suas dívidas aos poucos, conforme consegue.

Mau pagador

Normalmente têm muitas dívidas e não se importa em ficar devendo. Dão trabalho para os setores de cobrança, pois demoram para pagar.

Busque entender o que ocorreu

Embora o seu objetivo seja fazer o cliente pagar o que deve, um relatório da Zendesk indica que 30% dos consumidores acham que a cobrança precisa ser amigável.

Isso dá uma dica importante para os setores de cobrança: as pessoas devedoras esperam receber um tratamento mais humano diante da impossibilidade delas de quitar as dívidas.

Ou seja, invista em uma abordagem que demonstre interesse pela real situação do seu cliente, principalmente se ele for do tipo “ocasional”.

Ofereça mais de uma opção de pagamento

Se você quer que o cliente pague o que deve, torne essa obrigação o mais fácil e prático possível. Assim, você evita que qualquer dificuldade atrapalhe o momento tão esperado: o pagamento da dívida.

Aliás, isso vale também para todos os negócios que vendem produtos ou serviços. Oferecer formas de pagamento diversas e possíveis de serem realizadas com poucos cliques, aumentam a chance do consumidor efetivar a transação financeira.

Lembre-se que o seu negócio interessa aos mais diversos tipos de pessoas e há quem prefira pagar via boletos, cartão de crédito, PIX etc. 

Com a SCI Negativa, a sua equipe de cobrança encontra informações como telefone, endereço, e-mail e outros dados para te ajudar a cobrar os devedores. A ferramenta melhora em 30% o percentual de recuperação de crédito nas empresas devido à maior precisão das ações direcionadas a clientes inadimplentes.

Conclusão

O Brasil tem mais de 60 milhões de pessoas endividadas e saber como cobrar pode ser um diferencial para diminuir a inadimplência e retomar os valores concedidos em empréstimos ou compras a prazo.

Conheça os perfis dos devedores e elabore uma “Política de Cobrança” para nortear a sua equipe na hora de contatar os clientes. Um tratamento mais humano e oferecer possibilidades de pagamento e parcelamento, podem aumentar as chances de você receber o dinheiro de volta.

Acesse o site da SCI B-Hive para conhecer a SCI Negativa, uma plataforma on-line que já auxiliou nossos clientes a recuperar R$ 4 milhões. 

Aproveite para ler o artigo “Tendências de pagamento no varejo: o futuro começa agora e é bom se preparar” e compartilhar esse texto que você acabou de ler com a sua equipe.

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