As restrições e as mudanças impostas pela pandemia conduziram a Economia à uma profunda reflexão, reconsiderando os seus convencionais modelos de negócios para comportar as carências despertadas pelo “novo normal”.
Um dos principais apontamentos desde o início de 2020 foi a radical reconfiguração do Mundo Digital, que é amplamente apoiada por campanhas mais funcionais, como “learning by doing” (Aprender Fazendo), que estimulam novos “espíritos empreendedores” e a variedade de formas personalizadas de trabalho.
Essa informação colocou em perspectiva uma habilidade comercial crucial, associada especialmente à sobrevivência do Varejo: a reinvenção! No entanto, para que as reinvenções sejam exploradas de forma saudável, é preciso realizar uma série de reestruturações capazes de integrar e assimilar as novas realidades empresariais, o que inaugurou uma infinidade de tendências para o Novo Mercado, muitas delas ligadas ao setor de Gerenciamento de Risco.
E, para você não ficar de fora dessas novidades, trouxemos esse assunto com mais detalhes no Blog Post de hoje! Abordaremos os seguintes tópicos:
- O que é gerenciamento de risco?
- Por que o gerenciamento de riscos é tão importante para o Varejo?
- 4 fortes ameaças que podem ser prevenidas com o gerenciamento de riscos
- Conclusão.
Boa leitura!
O que é gerenciamento de risco?
Gerenciamento de risco significa otimizar mecanismos de prevenção para combater ameaças com impactos negativos (como dívidas, problemas de comunicação, problemas de distribuição de dados e outras questões que causam alguma instabilidade), utilizando de tecnologias e políticas organizacionais selecionadas, para traçar estratégias e atingir metas de uma Empresa.
Ou seja, gerenciamento de risco é o conjunto de todas as etapas que compõem as análises de um Motor de Decisão (se você ainda não sabe o que é, Clique Aqui https://bhive.com.br/motor-de-decisao-de-credito-o-que-e-e-como-a-sua-ativacao-pode-te-ajudar-a-economizar-em-todos-os-seus-orcamentos/), com o intuito de assegurar o bem-estar, principalmente financeiro, de uma instituição. Entre as principais aplicações da metodologia, destacam-se:
- Gestão de risco pessoal (para garantir profissionais qualificados e alinhados com a expectativa da empresa);
- Gestão de risco de sistemas (para garantir tecnologias informáticas adequadas, avançadas e seguras);
- Gestão de risco de processos (para evitar quedas em indicadores de desempenho e o descumprimento de leis);
- Gestão de riscos de eventos externos (para amenizar impactos de epidemias; desastres naturais; roubos; etc).
Mas como esses procedimentos conectam-se ao Varejo? Vejamos no próximo tópico.
Por que o gerenciamento de riscos é tão importante para o Varejo?
As técnicas desenvolvidas por critérios de gerenciamento de riscos buscam encontrar e solucionar os motivos que geram perdas, tornando-se extremamente úteis para aqueles que trabalham com vendas em Varejo.
Por mais que as perdas não sejam novidade alguma para a área (devido ao grande volume de produtos), a grande discussão recai sobre a soma dessas perdas que, quando recorrentes, resultam em “buracos” significativos no faturamento anual. Esses prejuízos comumente são fruto de:
- Desorganização;
- Falta de Fiscalização;
- Falta de automação de processos;
- Ausência de um Motor de Decisões Ativo;
- Ausência de Políticas de Gerenciamento de Risco.
E, apesar de não existir nenhum “milagre Business” para nos privar de acontecimentos desagradáveis, investir em recursos de Gerenciamento de Riscos é uma das táticas mais efetivas para evitar e também enfrentar ameaças do cotidiano varejista.
Veja abaixo quatro dos obstáculos mais presentes que podem ser prevenidos com a prática de Políticas de Gerenciamento de Riscos.
4 fortes ameaças que podem ser prevenidas com a Gestão de Riscos em Varejo
Tecnologia – Possuir uma sólida gestão para assegurar a atualização de estruturas tecnológicas é essencial para blindar-se das crescentes fraudes cibernéticas, responsáveis pela corrupção de bancos de dados. As consequências dessa ameaça podem ser muitas vezes irreversíveis, suspendendo todas as atividades comerciais realizadas.
Rentabilidade e liquidez – A Era do Digital encaminhou lojas de varejo a sites de E-commerce, vendendo os seus produtos a menores preços e com muitos descontos para se encaixarem às exigências dessas plataformas. O risco reside na necessidade de financiamento requerida pelos varejistas para atender às novas tecnologias e expansões e, por isso, uma gestão de riscos ativa se faz imprescindível para evitar este potencial prejuízo financeiro.
Reputação e Ética – Aqui, o risco está relacionado à manutenção da privacidade e segurança no ambiente On-line. Grandes empresas, como a Shein, sofreram com diversos vazamentos de dados de clientes, o que repercutiu negativamente nas redes sociais, comprometendo boa parte da reputação necessária para fidelizar o consumidor. Para essa opção, uma gestão de riscos digitais é a mais indicada para promover um alcance positivo nas mídias e evitar que o seu comércio “viralize” pelas razões erradas.
Compliance – Os impedimentos relativos ao não cumprimento de leis, regulamentos, e padrões éticos dentro da jurisdição da operação e as restrições sobre as condições comerciais, políticas e de distribuição do país são considerados fatores de risco num momento em que o consumidor e a fiscalização se tornam muito mais atentos e exigentes a esses quesitos. Auditorias internas com a elaboração de medidas protetivas e de supervisão são indispensáveis para garantir uma maior transparência.
Agora, quer potencializar os ganhos da sua Empresa e adquirir uma boa gestão de riscos? Então nos acompanhe na conclusão!
Conclusão
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