“Índice de fraude”: Por que os números [ainda] crescem no Brasil?

De toda a América Latina, o Brasil ocupa a 2ª posição dos países com o maior índice de fraude (ou tentativas de fraudes), perdendo apenas para o México. E, além disso, pesquisas também apontam que São Paulo é o estado mais afetado, registrando em 2021 41,55% de todas as fraudes denunciadas em todo o país!

Com o avanço tecnológico (especialmente do digital) em nossos sistemas de proteção, as táticas aplicadas por criminosos para enganar cada vez mais pessoas têm se tornado mais perigosas, mais elaboradas e também mais difíceis de serem identificadas.

Diante disso, pensando em uma forma de promover a segurança virtual, vamos esclarecer neste Blog Post alguns conhecimentos importantes sobre o assunto. Veremos os seguintes tópicos:

  • O que se enquadra como fraude e quais as suas principais causas?
  • Quais são os tipos mais comuns de fraude no Brasil?
  • Conclusão.

Continue abaixo.

O que se enquadra como fraude e quais as suas principais causas?

Em sua definição, fraude é:

“Qualquer ato ardiloso, enganoso, de má-fé, com o intuito de lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever.”

Ou seja, fraude é toda a ação ilícita e desonesta forjada por alguém, para que este obtenha ganhos próprios a partir de uma perda injusta de uma outra pessoa. Atualmente, a maioria das fraudes estão ligadas à captação de dados particulares e confidenciais, para que posteriormente eles possam ser usados na extorsão de dinheiro ou na negociação de vantagens específicas. Mas quais os motivos que levam ao aumento dessas atividades criminosas?

As duas principais causas responsáveis por esse crescimento são: economia instável e falta de investimento em métodos de defesa/prevenção eficientes. A falta de empregos e oportunidades profissionais costumam ser grandes incentivos que guiam muitas pessoas ao “mundo das fraudes” (considerando a rapidez de ganhos), e elas conseguem executar tais operações sem muitos impedimentos porque:

  • Nem todos os brasileiros possuem acesso ou conhecimento sobre algumas questões de proteção cibernética  
  • Não possuímos em nossos Órgãos Públicos uma força tática integralmente preparada ou com recursos suficientes para combater o volume de violações cometidas.

Agora, vamos analisar quais os tipos mais comuns de fraude hoje no Brasil?

Quais são os tipos mais comuns de fraude no Brasil?

Levantamentos realizados nos anos 2020 e 2021 apontam que os 6 tipos de fraude mais performados e bem sucedidos em nosso país são:

Phishing

Derivado do termo em inglês que traduzido significa “Pescaria”, o crime consiste noenvio de e-mails ou mensagens que são mascarados de cobranças de faturas, induzindo o usuário a compartilhar informações confidenciais, como senhas e número de cartões de crédito, fazendo com que o mesmo tenha os seus dados roubados e pague por algo que nem ao menos consumiu.

Roubo de identidade

Sem dúvidas, esse é um dos crimes mais conhecidos por nós brasileiros. Aqui, fraudadores se passam por outras pessoas, previamente selecionadas e investigadas, para efetuar compras com cartão na internet ou para extorquir dinheiro de seus familiares e conhecidos em suas redes sociais (como a famosa Quadrilha do WhatsApp e também a do Instagram, por exemplo).

Sorteio Ilusório

Este golpe manipula a vítima, fazendo com que ela acredite ter sido contemplada por um prêmio e, ao fornecer as suas informações para resgatá-lo, os seus dados são utilizados de forma indevida por criminosos, invadindo contas e/ou dispositivos móveis (como computadores e celulares, por exemplo).

Autogolpe

Esse crime acontece quando o próprio proprietário de um cartão de créditosolicita o reembolso de uma compra que de fato ele fez, alegando não tê-la realizado.

Compra de listas telefônicas

É quando os estelionatários compram uma linha de telefone fixa ou de celular com nomes para poder tero registro físico e ocomprovante de residência das vítimas, e mais tarde cometer crimescomo abertura de empresas ou pedidos de empréstimo utilizando documentos falsificados.

Sites falsos

E por último, um dos crimes mais engenhosos: o site falso! Nele, fraudadoresbaseiam-se no usosites quase idênticos ao originalde lojas famosas para obter dados de pagamento de seus clientes. É fortemente caracterizado pelo pedido deum recadastro a partir de um erro de senha, aonde o seu acesso é redirecionado para que possa inserir os seus dados de pagamento “novamente”, tendo-os roubados depois. (Entenda o tema em detalhes clicando aqui https://bhive.com.br/e-commerce-seguro-2-politicas-de-seguranca-indispensaveis-para-combater-golpes/)

Agora que sabemos as principais “armadilhas” à espreita, como fazemos para não sermos vítimas?

Continue lendo abaixo.

Conclusão

A melhor forma para garantir a sua tranquilidade cibernética é entendendo mais sobre as suas ameaças e métodos de segurança. Conheça as melhores políticas de prevenção e combate clicando no link a seguir https://bhive.com.br/biometria-compreendendo-a-dimensao-da-tecnologia-que-tem-salvo-diversas-empresas-de-serem-vitimas-de-fraudes/

Nos acompanhe para mais notícias e informações sobre o mundo digital e financeiro! Lembrando que estamos disponíveis para dúvidas e curiosidades através do nosso Instagram @sci_b.hive

Compartilhe se gostou do conteúdo! 😊

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, Ao navegar pelo site , você autoriza a SCI B-Hive a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalizades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.