“PROCON:” Entenda como esse órgão pode nos ajudar a medir a confiabilidade de empresas. 

Quando compramos algum produto ou serviço de certa empresa, existe a possibilidade da compra não corresponder com o que nos foi oferecido.

No momento que isso acontece, podemos reclamar com a companhia e exigir o que nos foi prometido. Em alguns casos, as empresas percebem e assumem o erro cometido, entregando para o consumidor o que de fato ele comprou. Porém , em outras ocasiões as companhias apenas ignoram a reclamação do consumidor, fazendo com que a relação se transforme em um verdadeiro transtorno.

Quando esse tipo de atitude de má fé ocorre, devemos acionar o órgão responsável pelos direitos do consumidor, o PROCON! Mas, pelo que ele é responsável exatamente?

No Blog Post de Hoje , você conhecerá um pouco mais dessa instituição, que valida e fiscaliza diariamente as trocas realizadas entre consumidores e fornecedores de todo o Brasil, assegurando um bom histórico de vendas.

Explicaremos no post de hoje:

  • O que é PROCON?
  • Quais são os seus canais de atendimento?;
  • Boas práticas para a sua empresa estar em dia com o PROCON;
  • Conclusão

Continue no próximo tópico.

O que é PROCON?

Como mencionado acima, o PROCON é o órgão responsável pela proteção e direitos dos consumidores. É através dele que conflitos, impasses e problemas entre pessoas físicas/pessoas jurídicas e empresa são resolvidos. Basicamente, ele é a ponte que conecta o povo com as marcas e os negócios.

Além disso, a instituição também realiza as seguintes atividades:

  • Garante que companhias e estabelecimentos estejam seguindo e cumprindo as regras previstas nas legislações;
  • Fornece atendimento ao consumidor;
  • Orienta e saneia as dúvidas do consumidor;
  • Encaminha as reclamações para as firmas;

Vamos conferir por onde ele opera?

Quais são os seus canais de atendimento?

O PROCON está disponível em todo o Brasil. Entretanto, as unidades físicas da entidade não se encontram em todas as cidades do país.

Pensando nisso, vamos fornecer abaixo alguns direcionamentos para que, caso você precise registrar uma reclamação e não sabe por onde começar, consiga entrar em contato com os meios de atendimento do órgão.

Nos acompanhe aqui:

  • Canal eletrônico: pelo canal eletrônico, os usuários podem realizar os pedidos. Basta acessar com o CPF do consumidor e senha, e fazer a reclamação. O canal está disponível durante os setes dias da semana e 24 horas por dia. Clique aqui para ser redirecionado para a página do PROCON. 
  • Caixa postal: As reclamações também podem ser feitas via caixa postal do órgão. Para isso, basta remeter a queixa para o CEP 01031-970-SP, que a reclamação será encaminhada em no máximo 15 dias, contados a partir da data de recebimento da carta.
  • Unidade física: Como dito acima, não são todos os munícipios brasileiros que possuem um estabelecimento físico do PROCON. Contudo, se na sua região houver um estabelecimento presencial, se dirija até a ele para fazer a reclamação.

No site oficial do PROCON, a entidade informa todos os documentos necessários para abrir um processo de acordo com o produto ou serviço. Para avaliar os dados exatos para cada tipo de reclamação, clique aqui.

Agora que você conhece as principais informações da instituição, comentaremos sobre algumas práticas importantes para que a sua empresa mantenha uma boa relação com o PROCON.

Vamos lá?

Boas práticas para estar em dia com o PROCON.

Atente-se ao código do consumidor

Com o passar do tempo, as regras e legislações sobre o Código de Defesa do Consumidor podem sofrer alterações. Para não ser pego de surpresa, sempre tenha em mãos a versão mais atual do código e fique por dentro de possíveis mudanças.

Transparência

Seja sempre honesto com seu consumidor! Não tente enganar ou omitir informações sobre o produto ou serviço que sua empresa oferece, acredite, a verdade sempre vem à tona. Seja verdadeiro com ele, assim, ele vai perceber que a companhia é um local de confiança e que ela nunca agirá de má fé.

Protocolos sanitários

Higiene sempre é fundamental, especialmente em tempos de pandemia! Não importa o tipo de produto ou serviço que você tenha, seguir as normas de saúde é de extrema importância. Por isso, mantenha sempre equipamentos, alimentos, documentos, outros equipamentos e o local de trabalho limpos. A primeira impressão normalmente é a que fica!

Partimos para a conclusão!

Conclusão

Quando fazemos a nossa parte corretamente, não há motivos para temer a legislação! Pelo contrário, ela pode ser uma grande aliada, uma vez que a melhor propaganda é um cliente satisfeito!

Alguns erros podem ocorrer, é claro, mas o segredo é sempre buscar a melhoria e a otimização de processos, para que eles sejam cada vez menos frequentes. E é por isso que contamos com o Gerenciamento de Riscos!

Quer elevar o grau de confiabilidade da sua empresa, os seus lucros e a pontuação do seu Score de maneira segura e acessível, sem promessas “mirabolantes”? Então clique aqui para falar com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em falar com você.

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