Biometria facial: como esta tecnologia auxilia no combate a fraudes

Quem diria que nos dias atuais, um simples “selfie” seria tão útil no combate a possíveis golpes digitais, quando alguém ou um grupo mal intencionado quer ter acesso às suas redes sociais, à sua conta bancária, aos seus streamings ou a outras plataformas que você utilizar? Nesse artigo você vai descobrir por que a biometria facial pode auxiliar no combate a fraudes de diversos tipos no ambiente virtual.

A biometria facial é apenas uma de muitas tecnologias disponíveis atualmente para combater possíveis fraudes no ambiente digital. Outros mecanismos que podem complementar a segurança na verificação de autenticidade são: a impressão digital, leitura da íris ocular e, também, o reconhecimento por voz. 

Os serviços em ambiente digital só crescem e isso pode ser extremamente promissor para o mercado da biometria facial. De acordo com a consultoria Allied Market Research, só em 2022, há um crescimento previsto de mais de US$ 9,6 bilhões por todo o mundo, para este setor. 

A pandemia do Covid-19 acelerou e muito o processo de usar a biometria facial das pessoas ao mesmo tempo em que as tecnologias digitais passaram a ser essenciais para o trabalho em home office, o que explica parte do crescimento exponencial deste tipo de ferramenta de segurança.

Ainda assim, é importante ter em mente que a biometria facial pode não ser o suficiente para evitar fraudes, mesmo que esta tecnologia utilize a “leitura de pontos do rosto” da pessoa.

Você já deve ter cadastrado sua face em algum dispositivo móvel ou aplicativo que pede para você mexer o rosto diversas vezes até captar completamente “os detalhes”. Isso é feito para dar ainda mais segurança já que alguns golpistas utilizam fotos para obter vantagens indevidas nesse universo da web.

Continue esta leitura para descobrir outros aspectos positivos que o uso da biometria facial traz para minimizar os riscos de fraudes no ambiente digital:

  • Além do ambiente virtual: controle de acesso em locais físicos 
  • Vantagens nas relações de trabalho 
  • Segurança de tablets e smartphones
  • Transações bancárias 
  • Marketplace, varejo, delivery, transporte e logística 
  • Conclusão

Boa leitura!

Além do ambiente virtual: controle de acesso em locais físicos 

A biometria facial é algo que pode ser implementado, por exemplo, em prédios residenciais ou comerciais. Em São Paulo, cidade em que o número de roubos cresceu 25% em 2022, os edifícios estão cada vez mais minuciosos e implantando ações e dispositivos que aumentem a segurança.

Quando se trata de um lugar onde as pessoas moram, as câmeras de biometria facial podem ser instaladas nos portões e catracas de entrada. Basta as pessoas olharem fixamente até que, eletronicamente, seus rostos sejam detectados e o acesso ao edifício em que mora, seja liberado.

Até para frequentadores de um prédio que tenha muitos consultórios médicos, por exemplo, com grande circulação diária de indivíduos, a biometria facial pode auxiliar na prevenção de acesso de criminosos e/ou registrar suas imagens caso ocorra um assalto, roubo, furto etc.

Vantagens nas relações de trabalho

Normalmente, o colaborador conta com um crachá de identificação para facilitar o acesso ao prédio e ao local de trabalho, acabando com a necessidade de que ele precise apresentar CPF e/ou RG todos os dias na recepção.

Mas, hoje em dia, algumas empresas já contam com o apoio da biometria facial para dar agilidade e segurança na identificação do funcionário que também se beneficia da tecnologia, nos dias em que  ele esquece o crachá em casa, por exemplo. 

Além disso, é possível instalar, internamente, algumas câmeras de biometria facial para restringir o acesso a algumas salas ou ambientes. Dessa forma, apenas os colaboradores autorizados podem transitar por esses espaços.

É uma ótima solução para empresas que possuem cofres, documentos confidenciais ou outros tipos de serviços que lidam com material de alto valor ou periculosidade.

Ainda em relação às corporações, muitos funcionários já podem “bater o cartão” utilizando apenas a biometria facial em um smartphone ou mesmo em um aparelho instalado pela empresa, o que facilita o trabalho dos recursos humanos e gera mais confiança e segurança para os colaboradores e para a empresa.

Um último ponto a se destacar neste item é a questão de assinaturas de contratos, que antes exigia a presença física das partes envolvidas. Hoje em dia, muitos contratos já aceitam a assinatura digital e até mesmo a biometria facial, que garante autenticidade de ambas as partes.

Segurança de tablets e smartphones

Talvez essa seja a forma mais comum de uso da biometria facial que conhecemos. A utilizamos para fazer o desbloqueio dos dispositivos móveis de forma rápida, é só apontar o rosto para a câmera do aparelho e pronto.

É um padrão que, normalmente, dispensa a necessidade de uma senha, um pin (que pode ser um desenho criado pelo usuário ou até sugerido por seu mobile), uma impressão digital, uma senha etc.

Mas, vale lembrar, que ainda assim, esse sistema pode apresentar suas imperfeições e oferecer certa insegurança ao indivíduo. Tente sempre manter autenticação em dois fatores em dispositivos que você têm dados ou apps importantes.

Transações bancárias

A plataforma digital dos bancos, certamente, é uma das que causam mais preocupações não apenas aos usuários, mas às instituições, sejam elas de bancos físicos ou digitais. 

A maioria dos bancos adota o onboarding digital, que nada mais é que um processo de digitalização das relações a fim de proteger todos os dados que foram fornecidos ao longo do tempo com seus clientes. Isso envolve desde a abertura de uma conta corrente até outras funcionalidades mais sofisticadas dentro da instituição. 

A biometria facial, nesse sentido, pode ajudar e muito a impedir golpes que prejudiquem os clientes em diversas situações como: no uso de um cartão de crédito, solicitação de empréstimo bancário, pedido de financiamento para um veículo ou imóvel, e até a simples movimentação da conta corrente.

Marketplace, varejo, delivery, transporte e logística 

Nos serviços de delivery de comida, a biometria facial pode ser uma forte aliada para coibir fraudes de golpistas que utilizam as contas e cartões dos clientes para consumo próprio.

No caso de marketplaces e empresas de transporte e logística, o acesso de motoristas e entregadores, pessoas que trabalham nos galpões de logística e centros de distribuição, pode ser realizado por tecnologia de biometria facial.

Um rigoroso processo de biometria facial no acesso dessas pessoas nesses locais e de acompanhamento das ações individuais dentro do fluxo da logística, auxilia na redução de fraudes e facilita na gestão de responsabilidades, caso as mercadorias sofram algum dano ou extravio. 

Já no caso do varejo, os consumidores podem se beneficiar fazendo suas compras por reconhecimento facial com um simples gesto detectado por uma câmera. Essa tecnologia já é amplamente utilizada na China.

Conclusão

Nesse artigo, você pode entender mais sobre a biometria facial e  como ela pode ser uma ferramenta tecnológica importante para combater fraudes e golpes, não apenas nos meios virtuais, mas também em ambientes físicos.

O texto também enfatizou que a biometria facial por si só pode não ser suficiente para evitar os golpes em ambiente virtual. Por isso, a adoção de outras ferramentas de segurança devem ser levadas em conta, como impressão digital, reconhecimento de voz, a leitura da íris do olho, dentre outras.

A biometria facial precisa ser constantemente aprimorada, pois muitos criminosos se aproveitam de brechas e lacunas da tecnologia, para se beneficiar ilicitamente. Constam casos em que esses hackers utilizaram fotos da pessoa para desbloquear dispositivos e fazer transações financeiras.

Por fim, você também pode ver vários pontos positivos da biometria facial no ambiente e nas relações de trabalho e no controle da logística de marketplaces, empresas de transporte e logística e de centros de distribuição.

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, Ao navegar pelo site , você autoriza a SCI B-Hive a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalizades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.