Como aumentar sua taxa de conversão usando inteligência artificial e Big Data

Você já parou para pensar que cada clique seu em um portal de notícias, em uma rede social, em um e-commerce, se transforma em uma informação para a inteligência artificial daquela plataforma digital? Agora mesmo quando você clicou e veio para este conteúdo, você forneceu ao Google e a este blog, uma dica de que tipo de conteúdo te interessa.

Enquanto navegamos por diversas telas, sites ou perfis, no caso das redes sociais, geramos muitas informações para as tecnologias de inteligência artificial que estão por trás dessas plataformas que utilizamos diariamente.

Por meio de um clique, as tecnologias de inteligência artificial conseguem identificar, por exemplo, seu gênero, sua faixa etária, seus interesses e hábitos, gosto musical, possíveis hobbies, a sua localização, dentre outras milhares de coisas.

Mas, coletar informações sem saber como usá-las é apenas um emaranhado de códigos sem utilidade. Por outro lado, dados segmentados e organizados de acordo com uma lógica, servem de base para diversas estratégias de uma empresa.

Confira abaixo o que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é Big Data
  • Como utilizar dados do Big Data para aumentar a taxa de conversão
  • Fique atendo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
  • Conclusão

Boa leitura!

O que é Big Data

Se o uso da tecnologia aumentou nos últimos anos, imagine o volume e o fluxo de dados.

A transformação digital tomou um ritmo ainda mais acelerado pós-pandemia e, atualmente, é impossível pensar em estudar, comprar, trabalhar e se comunicar sem usar alguma tecnologia digital.

Enquanto visitamos sites, navegamos pelas redes sociais ou fazemos uma pesquisa em um buscador, estamos o tempo todo fornecendo informações para as inteligências artificiais de empresas que as utilizam estrategicamente para criar campanhas de venda direcionadas. 

Ou seja, com produtos e serviços que sejam úteis para nós ou nos impactem de alguma forma. É neste cenário, diante da necessidade de selecionar, processar e armazenar grandes volumes de dados, que surgiu uma tecnologia de inteligência artificial que se chama Big Data. 

Resumidamente falando, Big Data é um conceito da tecnologia da informação (TI) para descrever uma quantidade enorme de dados de uma empresa de onde é possível filtrar elementos relevantes sobre a sua operação, seus fornecedores, seus consumidores etc.

Sendo assim, o Big Data consegue analisar dados não-estruturados com uma grande velocidade, o que não é possível para o ser humano. Um bom exemplo do uso dessa inteligência artificial são as sugestões de produtos e serviços que aparecem na tela enquanto navegamos pela internet.

Para se ter uma dimensão da importância do mercado de Big Data, um levantamento realizado pela Statista,  empresa que pesquisa dados de mercado, prevê que, até 2022, seja gerada uma receita de 274 milhões de dólares só pelo uso de Big Data.

Como utilizar dados do Big Data para aumentar a taxa de conversão

Na última década, houve uma significativa mudança na forma de enxergar a finalidade do Big Data. Ele deixou de ser apenas um “emaranhado” de milhões de informações e ganhou o status de ferramenta essencial nos planejamentos de todos os setores de uma empresa.

Se os dados do Big Data são analisados e segmentados de forma estratégica, eles vão auxiliar na gestão da empresa, no controle da saúde financeira, na inovação de processos e criação de novos produtos, além de ser uma rica fonte de pesquisa para os setores de comunicação e marketing.

Isso quer dizer que saber processar as informações do Big Data e criar planejamentos para aprimorar a performance da empresa, independente de quais sejam as metas, aumentar a taxa de conversão de vendas ou resolver outro interesse da corporação, é totalmente estratégico.

Atualmente, sistemas avançados de Big Data já conseguem fornecer informações como número de cliques dentro de um site, tempo de visualização de um produto em uma página e até se o usuário rolou o cursor do mouse para baixo para ver todo o conteúdo.

Ou seja, o Big Data lhe permite entender o comportamento dos seus clientes e usar isso para aumentar a sua taxa de conversão.

Além disso, uma avaliação criteriosa vai mostrar quais são os pontos fortes do seu negócio e o que, por outro lado, precisa ser aprimorado. A partir de elementos concretos, da sua operação, poderá tomar decisões mais assertivas.

Fique atendo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

la. Isso quer dizer que a empresa precisa informar que vai utilizar as informações fornecidas por ela ou captada por inteligência artificial.

Por exemplo, no caso das farmácias e mercados que por meio do fornecimento do CPF do cliente, consegue  saber quais produtos aquele indivíduo consome mais para poder oferecer, via redes sociais ou outros meios, itens similares ou promoções daquele mesmo produto.

As exceções para o uso sem autorização dos dados pessoais são: 

  • para cumprir uma obrigação legal;
  • executar política pública prevista em lei;
  • realizar levantamentos via órgão de pesquisa;
  • executar contratos, prevenir fraudes contra o titular e proteger o crédito;
  • defender direitos em processo;
  • preservar a vida e a integridade física de um indivíduo;
  • para ações de profissionais das áreas da saúde ou sanitária;

Vale saber, que mesmo se a sede da empresa for no exterior, os dados de consumidores brasileiros são protegidos por esta lei. Veja a íntegra da LGPD neste link.

Conclusão

Hoje é mais competitivo quem sabe usar os dados que possui para criar oportunidades e estratégias. Portanto, reunir, processar e armazenar de forma segura as informações do consumidor deve fazer parte da rotina de gestão do seu negócio.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) está em vigor no Brasil desde 2020 e vale para todos os setores de serviço e varejo. É importante conhecer e estar atento às determinações desta lei para não infringir regras e sofrer multas pesadas.

Agora que você entendeu o que é Big Data e qual a importância dele para aumentar a sua taxa de conversão de vendas, complemente o seu conhecimento lendo esse outro conteúdo do blog da SCI B-Hive em que abordamos “Técnicas de Business Intelligence”: como a Inteligência Artificial pode te ajudar a tomar decisões”.

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