Criando um bom histórico de compras: por onde começar?

Dados de venda, taxas de inadimplência, prazo e custos com fornecedores, métricas das redes sociais e do marketing, esses são apenas alguns dados que você, como proprietário e gestor de um negócio, deve analisar para alcançar a melhor performance possível no mercado. Nesse artigo, em especial, vamos abordar como criar um bom histórico de compras e porque você deve sempre ficar de olho nesse controle.

Neste artigo, você vai entender a diferença entre históricos de compras e o de vendas, e de que forma utilizar essas informações a favor do seu negócio criando estratégias eficientes para fidelizar o cliente e vender mais e melhor.

Confira os itens que serão explorados nesse texto e não deixe de ler até final:

  • Históricos de compras X histórico de venda
  • Use o histórico de compras a seu favor e fidelize mais clientes
  • Reduza a inadimplência no seu negócio
  • Como montar um bom histórico de compras
  • Conclusão

Histórico de compras X histórico de venda

O histórico de compras vai te ajudar a saber como e o que vender para o seu cliente. Enquanto o histórico de venda, vai te dar dados sobre a suas atividades e também do mercado.

O histórico de compras de uma empresa é uma base de dados que reúne informações sobre as atividades que o cliente executa ao acessar a sua loja em ambiente virtual: lista das últimas compras, periodicidade em que ele faz aquisições, quais categorias ele se interessa mais, buscas recentes, preços pagos, dentre outros.

Todas essas informações valem muito para a sua empresa e podem ser utilizadas por diversos setores como o marketing, a comunicação e o de relacionamento com o consumidor, para entender seu comportamento e fidelizar esse cliente tornando-o um comprador recorrente.

Use o histórico de compras a seu favor e fidelize mais clientes

A personalização de serviços e produtos está em alta. Mais do que nunca, os consumidores querem praticidade nas operações on-line e durante a pandemia, a compra virtual se popularizou rapidamente.

Segundo um levantamento realizado pela Neotrust, as vendas pela internet cresceram 27%. Ou seja, a personalização tem um papel muito importante no cenário atual.

Ter um histórico de compras bem estruturado vai facilitar que você alcance esse nível de personalização em que é possível oferecer o que o consumidor quer, na hora que ele precisa ou até criar uma necessidade que ele mesmo não sabia. Como, por exemplo, comprar algo por conta de uma promoção ou por ter sido impactado por uma comunicação em alguma mídia digital.

Fidelizar um cliente vai muito além do que oferecer um bom atendimento ou os melhores preços, mas engajar e encantar o cliente com funcionalidades que facilitam sua vida de alguma forma e/ou mostrar o quanto a empresa conhece seus interesses e preferências.

Por meio de inteligência artificial, é possível mostrar produtos que interessam o cliente enquanto ele navega pela web ou de forma mais direta, por meio de e-mail marketing, newsletter, SMS ou Whatsapp.

E como descobrir quais são as preferências e interesses do meu cliente? A partir do histórico de compras.

O histórico de compras reúne dados que mostram quais são os produtos que o seu consumidor adquire mais, quais ele se interessou, mas não comprou, qual é a periodicidade de compras, e diversas informações que vão lhe ajudar a criar uma estratégia de comunicação e marketing direcionada.

Isto é: criar oportunidades de compra oferecendo um produto ou serviço similar ou da mesma categoria de algum produto que ele já comprou. Ao utilizar o melhor canal para fazer esse marketing, será possível vender mais e melhor, além de aprimorar o atendimento a esse consumidor.

Reduza a inadimplência no seu negócio

Ter um histórico de compras eficiente, também vai lhe fornecer informações sobre os hábitos de compra de cada cliente: ele é um bom ou mau pagador? 

Isso vai lhe auxiliar a ser mais criterioso na hora de aprovar empréstimos ou vendas a prazo, minimizando os riscos de sofrer um calote ou ter atrasos no recebimento de valores, o que impacta diretamente no seu fluxo de caixa.

Como montar um bom histórico de compras

  • Escolha um sistema ou software seguro

Na hora de escolher como e onde reunir as informações dos clientes, é preciso sempre levar em consideração a segurança cibernética. O vazamento de dados pessoais é um problema sério e, por isso, o investimento em cibersegurança nunca é dinheiro jogado fora.

Vale ressaltar que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LDPD) entrou em vigor no Brasil em 1º de agosto de 2021 e quem desrespeita suas diretrizes pode sofrer punições que chegam até 2% do faturamento.

  • Colete informações

Por meio de sistemas automáticos, dezenas de dados podem ser coletados das próprias notas fiscais, inclusive sobre quais produtos seu cliente adquire, em que data, se há uma periodicidade constante etc. Isso será utilizado por diversas áreas do seu negócio.

Cuide para que o seu histórico de compras tenha os seguintes dados: número médio e volume de compras desse cliente, a frequência com que ele compra, se existe alguma época específica que ele compra (estação do ano ou datas comemorativas), o número de vezes que ele visita sua loja virtual (por semana, por mês), se ele enche o carrinho e depois desiste de finalizar a compra, data da última compra, dentre outras.

  • Faça um cadastro adequado

Adote um sistema ou software que reúna e organize as informações pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento, dentre outros. Se você faz vendas a prazo ou concede empréstimo é importante que você utilize esses dados para consultar órgãos de proteção ao crédito.

Conclusão

O histórico de compras vai te ajudar a saber como, o que e quando vender para o seu cliente. Isso porque ele fornece diversos dados sobre os hábitos do comprador, o que permite que seja criada uma comunicação direcionada para fidelizar o consumidor.

Essa comunicação direcionada tem como objetivo criar possibilidades de compra, aproveitando janelas de oportunidade: uma data comemorativa, a existência de uma promoção ou a proximidade do produto ou contrato do serviço vencer.

Antes que o consumidor note que chegou a hora de adquirir um novo item ou renovar o serviço, sua empresa se antecipa e oferece o que ele vai precisar em breve. Existem diversas formas e canais para criar essas oportunidades, é preciso analisar o histórico de compras para identificar, de forma personalizada, a melhor estratégia.

Se este conteúdo foi útil para você aproveite para ler este artigo que fala “Como a diversidade da sua equipe pode ser uma forte aliada na fidelização de clientes”.

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