13º salário – Como aproveitar da melhor forma possível

Para quem trabalha com carteira assinada (CLT), pode aproveitar o 13º salário neste final de ano. O dinheiro vem em boa hora para a maior parte dos trabalhadores e pode ajudar em diversos sentidos. Com um salário adicional, fica um pouco mais fácil colocar as coisas em ordem e começar um novo ano melhor.

O importante mesmo é entender a sua necessidade e não sair torrando esse dinheiro, que por mais que pareça ganho, é fruto de seu trabalho e esforço.

Esse dinheiro vem na época que mais temos contas a pagar: presentes de natal, viagem de férias, IPVA, IPTU, renovação de matrículas e compra do material escolar são alguns exemplos. Para ajudar a conciliar todas essas contas sem entrar no vermelho é que devemos saber como aproveitar bem o 13º salário.

Por isso trouxemos algumas dicas de como fazer bom proveito dessa grana extra sem começar o seu ano no vermelho.

Organize suas contas

Organizar as contas é o primeiro passo para não gastar demais.

Revise todos os seus gastos e coloque tudo na ponta do lápis: as despesas fixas, as extras e as novas. Assim fica mais fácil de controlar onde vai cada centavo do seu dinheiro. Afinal, não precisa gastar todo ele em uma despesa só! Saiba como evitar prescrição de dívidas: https://bhive.com.br/como-evitar-prescricao-de-dividas/

Use o 13º salário para ficar dia com as contas

Fique livre das contas.

O 13º pode ser um grande aliado para você começar 2021 no azul, aproveite para pagar as suas dívidas ou até mesmo limpar seu nome. Com o nome limpo seu Score aumenta e a chance de conseguir um crédito bom também. Entenda o que é Score e como consultar: https://bhive.com.br/o-que-e-score-e-como-consultar/

Saiba como gastar seu 13º salário

gaste com consciência

Se você paga seus boletos em dia ou já se livrou das dívidas, ótimo, está no caminho certo! Mas não quer dizer que vai sair gastando o 13º atoa. Quem já organizou suas finanças, já pode pensar em como gastar esse dinheiro, com moderação. Um exemplo: esse natal quer presentar toda sua família? Determine um valor máximo para cada presente, assim você não se complica financeiramente gastando o que tem e o que não tem.

Reserva de emergência com o 13º salário

Essa reserva é uma ação de segurança financeira que todos deveriam fazer para não serem pegos desprevenidos com os famosos imprevistos. Com esse valor do 13º é uma boa oportunidade! Pegue parte dele e invista em uma reserva financeira. De pouco em pouco ela vai aumentando o valor, porque ao longo do ano você pode acrescentar valores mês a mês. Entenda mais a fundo como criar uma reserva de emergência: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/reserva-de-emergencia/

Agora que já sabe como utilizar seu 13º salário de forma consciente, que tal colocar em prática? Comece consultando seu SCORE e compartilhando essas dicas com quem precisa terminar o ano saindo do vermelho.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e assuntos como esse.