SCORE: O que é, para que serve e como consultar?

Se você tem um negócio, vende para pessoa física ou jurídica e tem algum tipo de crediário ou pagamento a prazo, que não seja cartão de crédito, provavelmente faz algum tipo de consulta para reduzir a chance de inadimplência, por isso conhece um pouco sobre SCORE.

Agora, se você quer comprar em alguma empresa ou adquirir crédito no mercado, a primeira opção é consultar a pontuação do CPF e ver  se tem uma boa avaliação.

A consulta mais comum é a do Score, que é uma consulta rápida e gratuita.

O que é Score e para que serve?

Antes de mais nada, Score é uma forma de avaliação para uma concessão de crédito, além de ser um dos métodos mais utilizados no Brasil é eficaz para ajudar empresas a diminuir as taxas de inadimplência e pessoas físicas a conseguir bons créditos na praça.

Sendo o objetivo principal dessa numeração avaliar riscos do consumidor para comércios, bancos, financiadoras e outras instituições que concedem crédito.

Ter uma pontuação baixa indica que há uma boa probabilidade da pessoa, ou empresa, não conseguir pagar alguma de suas contas nos próximos meses.

Assim, quanto mais próximo de 1000 for essa pontuação, menor é a chance de inadimplência por parte do consumidor. O resultado é que dá mais segurança para a financeira que oferece o crédito.

Onde usa a consulta de Score?

Se trata de um dado de simples compreensão, e um dos mais utilizados em análises de crédito no Brasil.

Ao comprar em alguma loja que oferece parcelamento com carnê, esse é, muitas vezes, uma das análises para aprovação ou não da sua compra.

Se você vende e trabalha com crediário, ou algum tipo de financiamento próprio, essa é uma boa alternativa para decidir entre aprovar ou não uma compra. Pode ser arriscado liberar crédito para uma pessoa sem conhecer o seu  perfil no mercado.

Como consultar score de clientes?

A princípio é necessário ter acesso a algum sistema ou plataforma que mostre esses dados através de consultas. Esse é o principal objetivo do Credit SCI.

Se você quer consultar seu próprio Score basta fazer o cadastro no site da SCI B-Hive, seguir o passo a passo e terá acesso à numeração.

Nossa equipe também auxilia na criação de uma análise de crédito personalizada. Com o SCI Sorter Curve, decidimos junto com você uma solução personalizada para o seu negócio e produto, um modelo de Score próprio que atenda às necessidades de sua empresa.

Então, é uma boa alternativa, já que um Score baixo não deve ser a única informação considerada para permitir ou não uma venda.

Entender o histórico do cliente, por exemplo, é importante para essa tomada de decisão.

Entenda a fundo o SCI Sorter Curve e Credit SCI: