Como as redes sociais influenciam a credibilidade da sua empresa

Neste artigo, você irá entender de que maneira as redes sociais podem aumentar a credibilidade da sua empresa no mundo digital. Não só no quesito visibilidade, mas também para fortalecer o branding da empresa, manter bom relacionamento com os consumidores, e, claro, dar suporte ao marketing que trará retorno financeiro para a instituição.

Talvez não seja uma novidade para você que, atualmente, o seu negócio precisa estar inserido no mundo digital. Afinal, ao pensar em contratar um serviço, um profissional ou adquirir um produto, qual é o primeiro impulso que temos? Procurar na internet.

Com poucos cliques e muita rapidez, é possível encontrar milhares de opções. Durante a pandemia, empresas de todas as dimensões enfrentaram dificuldades financeiras, mas, graças à internet, os negócios que souberam se adaptar ao formato digital, por meio de e-commerces e redes sociais, conseguiram se manter em funcionamento.

Isso aponta que, nos dias de hoje, as redes sociais são estratégicas não só no setor da comunicação, mas também na construção e manutenção, da credibilidade de uma organização.

As redes sociais são excelentes para aumentar a visibilidade do seu negócio e também como canal de relacionamento com os clientes. Porém, se não forem muito bem geridas, o resultado pode ser contrário, negativo, e até depor contra a credibilidade da sua empresa.

O texto a seguir irá listar quais são os aspectos mais relevantes para aprimorar a credibilidade da sua empresa pelas redes sociais, melhorar o engajamento nas redes sociais e, também, construir um branding relevante.

Veja os tópicos que serão abordados nesse texto:

  • Relevância de conteúdo
  • Valores e princípios na comunicação e no dia a dia 
  • As redes sociais fazem parte da jornada do cliente
  • Autoridade digital
  • Provas sociais: comentários e elogios de quem já te conhece
  • Feedbacks dos clientes
  • Cliente em primeiro lugar
  • Conclusão

Preparados para a leitura? Siga em frente! 

Relevância de conteúdo

Ter um conteúdo relevante e de credibilidade para o seu público-alvo não é apenas fazer posts, publicar imagens atraentes para ter mais curtidas, comentários, compartilhamentos. Mas sim, fazer tudo isso pensado, com uma boa estratégia de conteúdo, em um storytelling com propósito.

A sua estratégia deve seguir alguns passos para que os usuários e seguidores enxerguem a credibilidade da sua empresa:

  • pesquisa e definição de público-alvo e persona;
  • planejamento estratégico de conteúdo e campanhas, definição do “tom de voz”;
  • criação de conteúdo relevante que agregue conhecimento, crie conexões, emocionem, divirtam etc, baseados na persona e de acordo com o planejamento estratégico;
  • diversidade de postagens artigos, vídeos, fotos, infográficos, lives;
  • distribuição de materiais que sirvam de isca para construção de leads (e-books, e-mail marketing etcs);
  • equilíbrio entre tráfego pago e orgânico;
  • adoção de SEO nos conteúdos;
  • mensuração dos resultados, análise das métricas de cada ação realizada nas redes sociais, pois sem esse estudo não é possível identificar o que precisa ser melhorado ou “o que deu certo”.

Mantenha sua rede social atualizada

As redes sociais são excelentes ferramentas para aumentar a visibilidade da sua empresa, por isso, mantê-las atualizadas é tão importante. Uma rede social desatualizada, apenas com posts antigos ou raros, passam a sensação de uma empresa amadora, iniciante ou mal gerida.

Além disso, é preciso alinhar o conteúdo para a sua persona, porque sem isso você não conseguirá atingir quem precisa e pode até correr o risco de, ao invés de melhorar a credibilidade da sua empresa, piorá-la.

Portanto, entenda que as redes sociais precisam ser utilizadas a partir de um planejamento de comunicação, de uma pesquisa aprofundada e de forma estratégica. Elas são parte da sua “vitrine” para o mundo.Valores e princípios na comunicação e no dia a dia

A credibilidade de uma empresa não pode ser restrita apenas aos seus colaboradores. Comunicar princípios e valores da organização devem fazer parte da estratégia das redes sociais e o “como” mostrar isso para a audiência é o que vai diferenciar um engajamento alto, de um engajamento ineficiente.

Aqui vale uma reflexão: os valores e os princípios da sua empresa fazem parte da rotina dos seus colaboradores ou são apenas propaganda de marketing? Embora isso seja tema para um outro artigo, vale a pena levantar esse alerta.

Os valores e princípios devem estar, não só nas redes sociais, mas de fato incorporadas na sua empresa. A  performance das equipes depende disso e a credibilidade mais ainda.

Uma das ferramentas utilizadas pela equipe de gerenciamento das redes sociais, é mostrar o dia a dia dos bastidores da empresa, aquilo que acontece para além das postagens perfeitamente idealizadas para o feed.

Ou seja, mostrar quem faz o produto que o cliente consome, apresentar os equipamentos modernos que auxiliam na fabricação, a organização da sede etc, faz com que os seguidores se sintam mais próximos e conectados com a sua empresa.

Essa interação nas redes sociais é tão importante que ela pode ser até a ferramenta que vai auxiliar a fidelizar o cliente ao seu negócio. Ou seja, torná-lo fiel a sua marca a ponto dele sempre escolher o seu produto ou serviço, ainda que o preço seja maior do que o do seu concorrente.

Leia mais sobre fidelização do cliente neste artigo do blog da SCI B-Hive.

As redes sociais fazem parte da jornada do cliente

A jornada do cliente é o “caminho” e as experiências que o consumidor tem toda vez que entra em contato com uma empresa.Como grande aliada na comunicação e no marketing, as redes sociais da sua empresa podem ser a porta de entrada do cliente.

Garantir que ele seja atendido de forma célere e eficiente é fundamental. É estratégico para as suas vendas, e ainda mais para a credibilidade do seu negócio, garantir que o consumidor receba um atendimento eficiente, tire dúvidas, ou pelo menos seja direcionado para o canal correto onde isso será feito.

É muito negativo para a imagem e credibilidade da sua empresa quando o cliente acessa um canal de comunicação e fica sem resposta. Certamente ele vai reconsiderar a ideia de compra ou contratação de serviço. Isso tem tudo a ver com a credibilidade da sua empresa.

Se você quer que um seguidor se torne seu cliente no futuro, não tente apenas empurrar algo a ele, mas mostre o porque aquilo pode ser importante a ele, demonstre o diferencial do seu negócio, reforce os princípios e pontos fortes da sua marca, crie uma relação de valor para o seu produto.

Afinal, você nunca sabe o que pode acontecer a partir de um simples contato pela rede social em termos de credibilidade para o seu negócio: uma nova compra, um novo fornecedor, alguém influente que vai te recomendar para outras pessoas ou, ao contrário, denegrir seu negócio para outras pessoas e empresas.

Autoridade digital

Esse, talvez, seja um dos melhores, mas também mais trabalhosos modos de gerar credibilidade junto ao seu público nas redes sociais.

Ser autoridade digital de um segmento é conseguir influenciar, persuadir, passar credibilidade sobre um tema, a ponto das pessoas procurarem o seu perfil nas redes sociais, dos seus colaboradores ou, no caso do que estamos discutindo neste artigo, da sua empresa, como fonte de informação segura.

Conquistar autoridade digital dá mais credibilidade à sua marca perante o mercado e os consumidores, além de fortalecer o branding, que é um caráter subjetivo, mas muito importante na construção do valor que seus seguidores e clientes em potencial enxergam no seu produto ou serviço.

Uma das ferramentas que pode ser usada para dar esse caráter de autoridade digital é a prova social que falamos acima. Comentários e elogios humanizam a comunicação e aproxima muito a empresa dos clientes.

As avaliações positivas e publicações veiculadas em mídia paga também podem estimular o desejo de consumo das pessoas que ainda não conhecem o seu produto ou serviços.

Para ser respeitado, como alguém que passe credibilidade e gere autoridade digital, você enquanto empresa deve fazer jus àquilo que comunica nas redes sociais. Por isso, muito cuidado com promessas de prazo e qualidade, se você não tem como cumprir.

Escolha adequadamente os profissionais que serão responsáveis pelas suas redes sociais e fique a par da criação de conteúdo e ações que eles vão “colocar no ar”. Uma comunicação bem feita, alinhada com o setor de marketing e de atendimento ao cliente, é capaz de fidelizar um cliente.

O cliente fidelizado torna-se um fã, um apaixonado pela sua marca, um vendedor espontâneo que faz marketing a seu favor, aumentando naturalmente a sua credibilidade no mercado e também em suas redes sociais.

Para ter credibilidade nas suas redes sociais e tornar-se autoridade digital, o trabalho deve ser feito todos os dias, seguir um planejamento estratégico e respeitar o tempo necessário que esse processo exige.

Provas sociais: comentários e elogios de quem já te conhece

Sabe aquela velha história do marketing boca a boca? Então, no digital, ela também existe e tem uma importância fundamental.

No marketing, chamamos de legado corporativo aquilo que os próprios clientes dizem sobre a empresa, produto ou serviço. Mostrar a satisfação de pessoas que já provaram, adquiriram, e ficaram satisfeitas, tem um caráter de convencimento sobre a qualidade e credibilidade do seu negócio.

Veja alguns tópicos de prova social que podem te ajudar a melhorar a credibilidade da sua empresa por meio das redes sociais:

  • Depoimentos de quem já comprou ou contratou a sua empresa;
  • Concursos e premiações que sua empresa participou e eventualmente ganhou no segmento;
  • Participação ou presença em matérias da grande mídia;
  • Estudos de caso de sucesso;
  • Noticiar parceria com celebridades e com empresas parceiras de grande importância para o seu público, segmento;
  • Divulgar número de novos seguidores nas redes sociais. Destacar, por exemplo, o crescimento de seguidores naquela semana ou mês no seu perfil.

Esse trabalho não deve ser encarado de forma pontual, mas sim contínuo, a longo prazo,  para que a credibilidade da sua empresa cresça ainda mais e demonstre, por meio das redes sociais, a qualidade do trabalho que a sua entidade desempenha. 

Feedbacks dos clientes

Pedir feedbacks de seus clientes é um sinal de grandeza, de humildade, de mostrar que você valoriza quem também gosta e recomenda os serviços e/ou produtos de sua empresa. Nesse sentido, as redes sociais podem ser grandes apoiadoras nesse processo e auxiliarem em pesquisas sociais, de qualidade de atendimento, dentre outros.

E, mesmo que algumas das vezes, os feedbacks não sejam apenas positivos, acatar as críticas de forma construtiva e absorver as sugestões para transformar o ambiente da empresa em algo ainda melhor, vai demonstrar sua credibilidade e vontade de melhorar sempre. 

Oferecer essa possibilidade aos clientes é também permitir que eles se sintam parte da empresa, afinal, eles não apenas opinam, mas se sentem colaboradores na construção da organização que escolheram, entre tantas.

Cliente em primeiro lugar 

O atendimento ao cliente é um diferencial que pode ser determinante para o consumidor escolher entre a sua empresa ou outra, indicar o seu negócio para um conhecido e voltar ou não a contratar o seu serviço.

Por isso, foque parte da sua equipe para desenvolver uma jornada do cliente, inclusive de pós-venda, que seja eficiente, criativa e capaz de fidelizar o consumidor. Outro fator que trará mais credibilidade à sua empresa é se atentar aos canais do chamado “SAC 3.0”: redes sociais, chat, e-mail, FAQ, todos os fóruns, lugares em que seu cliente pode se comunicar com você.

Nunca deixe um comentário, elogio, reclamação ou sugestão sem retorno nesses canais. O atendimento atencioso faz toda a diferença para que o consumidor enxergue valor na sua comunicação e na sua empresa.

Conclusão 

Neste artigo, você viu alguns aspectos que podem auxiliar sua empresa a ter mais credibilidade nas redes sociais: relevância de conteúdo, o posicionamento da sua empresa, o seu interesse pelo próximo, ser autoridade no seu segmento, o uso de provas sociais, colher feedbacks, ter bons canais de atendimento ao cliente. 

Tudo isso foi explicado nesse artigo para te ajudar a criar as melhores alternativas de confiabilidade nas mídias digitais.  Investir em redes sociais é um tema complexo, pois os resultados demandam tempo e estratégias alinhadas com o interesse da persona e dos princípios e valores da sua empresa.

O que achou das dicas? Já utiliza alguma delas na sua empresa? Conta pra gente nos comentários quais delas podem gerar maior credibilidade no seu negócio. 

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