Sustentabilidade: como isso afeta a sua empresa?

Em 2021, uma pesquisa feita pela IBM com quase dois mil executivos de marcas globais de varejo e bens de consumo, mostrou que 9 em cada 10 empresas tinham como plano de ação iniciativas que envolviam a sustentabilidade.

E essa pesquisa foi além: investigou o quanto os consumidores consideram relevante uma marca adotar, em seus processos, soluções mais limpas, voltadas para a sustentabilidade ambiental.

84% das pessoas responderam que a sustentabilidade é moderadamente importante para elas formarem uma opinião sobre uma marca. Se compararmos a 2019, quando apenas 22% responderam que isso era relevante, podemos ver o quanto o conceito de sustentabilidade se tornou essencial perante o mercado consumidor.

E não apenas o conceito, mas a preocupação, por parte dos consumidores, com valores e princípios empresariais que, de fato, respeitem a sustentabilidade ambiental.

Neste texto você vai entender de que forma a sustentabilidade afeta o mercado consumidor e como ela pode ser aliada do seu negócio.

Veja o que você vai saber se continuar a leitura até o fim:

  • Inovação e sustentabilidade: isso tem tudo a ver!
  • Agregar valor pela sustentabilidade
  • O que é e para que serve o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
  • A sustentabilidade da sua empresa depende também dos fornecedores
  • Conclusão

Boa leitura!

Inovação e sustentabilidade: isso tem tudo a ver!

Nos dias de hoje, ser uma empresa que polui a natureza, que não cuida dos resíduos gerados pela produção e que não se preocupa com a saúde física e mental dos colaboradores, é receber o título de empresa ultrapassada.

Para se manter no mercado como empresa competitiva e de qualidade, é preciso ter uma política de sustentabilidade e preservação da natureza, não basta mais se preocupar apenas com estratégias de venda. As suas vendas, inclusive, precisam considerar a sustentabilidade.

As grandes organizações já estão de olho nessa mudança de cenário há muito tempo e vêm desenvolvendo soluções para adotar a sustentabilidade como uma grande parceira de inovação e evolução.

Além de ser necessária para preservar o nosso planeta, a sustentabilidade oferece muitas possibilidades de inovação para qualquer tipo de nicho de mercado. Ela promove uma mudança verdadeira no modo de produção, atuação e relacionamento com os consumidores, fornecedores e, claro, com o meio ambiente.

Pensar em sustentabilidade, é pensar em evolução de conceitos, modificar o modus operandi e atualizar “velhas” práticas. E agregar valor a sua marca, vai muito além do retorno econômico, e traz benefícios a longo prazo para o seu negócio e toda a humanidade.

Agregar valor pela sustentabilidade

Considerar a sustentabilidade como pilar do seu negócio, é mais do que pensar em conceitos teóricos ou pensar que ela é algo que atrapalha sua logística por exigir mudanças no modo de produção, de fornecedores, de embalagens, dentre outros.

Porém, a sustentabilidade deve ser vista como uma grande oportunidade e não como uma ameaça. A sustentabilidade é capaz de promover transformações ambientais e sociais que possuem valores imensuráveis, como a preservação de uma espécie animal, a vida de um rio, o sustento digno de uma família.

Isso porque a sustentabilidade é uma ferramenta potente para promover inovação, mudanças e atualizações que vão colocar o seu produto ou empresa em um patamar de destaque, mais competitivo, diferenciado e com características únicas.

Além disso, promover inovações considerando boas práticas de sustentabilidade amplia e agrega valor na forma como o consumidor vê sua marca, seu produto, seu serviço. Agregar valor significa aumentar a importância, a relevância, e características exclusivas do seu serviço ou produto, que estão além do preço.

Um exemplo: eu, consumidor, escolho comprar um produto daquela marca porque ela emprega ribeirinhos gerando renda para as famílias em situação de vulnerabilidade e porque as embalagens que ela utiliza são totalmente biodegradáveis. Essa característica é muito importante para mim porque me sinto diminuindo a produção de lixo no mundo.

Um estudo de 2019, realizado por uma agência de pesquisa norte-americana, a Union + Webster, identificou que quase 90% dos brasileiros preferem comprar de empresas que adotam práticas sustentáveis.

Desse total de brasileiros, 70% ainda afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais caro pelo produto ou serviço da empresa, desde que ela adote ações de sustentabilidade.

Engana-se quem imagina que somente grandes mudanças é que são valorizadas. O simples fato de reciclar o lixo, coletar a água da chuva para ser utilizada em jardins e na lavagem dos ambientes, diminuir o uso de papel, adotar medidas para economizar energia, dentre outras, tem impacto positivo na imagem da sua empresa.

O que é e para que serve o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)?

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em 2005, no Brasil, pela B3, bolsa de valores oficial do país para incentivar as empresas a adotarem práticas ecologicamente corretas e ajudar investidores a escolherem as melhores e maiores organizações na hora de fazer negócio.

Anualmente, a B3 seleciona um grupo de empresas com boas práticas de sustentabilidade para comporem a carteira de investimentos do Índice de Sustentabilidade Empresarial. E, por meio de um questionário desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, a B3 analisa critérios informados pelas próprias empresas e dá uma “nota”.

O ISE mede o comprometimento das organizações com ações de preservação do meio ambiente, justiça social e eficiência econômica, gerando um “ranking” entre elas. Você pode ver o Índice de Sustentabilidade Empresarial de 2022 neste link.

Mas, por que as empresas querem tanto ficar bem classificadas no ISE? Porque o índice é utilizado por investidores como parâmetro, referência, para escolherem negócios socialmente e ambientalmente responsáveis.

A sustentabilidade da sua empresa depende também dos seus fornecedores

Se você é uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade, é preciso estar atento aos seus fornecedores também. Não adianta você construir processos limpos, se uma das empresas de quem você compra, é uma grande desmatadora ou poluidora de rios, por exemplo.

Procure se informar sobre os processos de produção dos seus fornecedores e caso você saiba que algum deles não compartilha dos mesmos princípios de sustentabilidade que a sua empresa, é hora de repensar essa relação.

Mas, atenção: se o(s) seu(s) fornecedor(es) não tem a intenção de fazer a transição, de incluir a sustentabilidade como base de sua produção, é hora de você se preparar para trocar de fornecedor. Para a sua produção ser ambientalmente correta, você precisa de fornecedores que também compartilhem desse princípio e boas práticas.

Conclusão

Fazer atualizações e permitir que ocorram transformações na sua empresa pautadas pela sustentabilidade, é importante para a preservação do meio ambiente, mas também para mantê-la competitiva no mercado.

Uma empresa que não acompanha as novidades e as legislações relacionadas à sustentabilidade, tem mais chances de se tornar um negócio mal avaliado pelos consumidores, fornecedores e o mercado.

A sustentabilidade é uma grande propulsora para inovações que, por sua vez, têm um enorme potencial para agregar valor à sua marca perante a sociedade, seus clientes ou consumidores. 

A preocupação com o meio ambiente e com práticas que priorizem a sustentabilidade só tende a crescer. É um movimento que vem se fortalecendo ano após ano e reflete a urgência em desacelerar a degradação do planeta, nosso lar.

A sua empresa já adota boas práticas voltadas para a sustentabilidade? Nos conte nos comentários de que forma esse artigo te ajudou.

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