Você sabia que é possível avaliar os riscos de conceder crédito para um cliente? O nome da ferramenta que permite isso é score de crédito e auxilia empresas a avaliar os riscos de uma pessoa física ou jurídica não pagar os compromissos financeiros que vier a firmar com a sua empresa. Neste artigo você vai entender como ele funciona e conferir 3 benefícios de consultar e acompanhar o score dos seus clientes.
O score de crédito dos seus clientes é uma espécie de currículo que mostra o histórico de pagador deles e deixa claro o nível de segurança de fazer um negócio a prazo. Quanto maior for a pontuação dele em uma escala de 0 a 1.000, maiores são as chances dele pagar corretamente o que deve durante o próximo ano.
O score de crédito leva em consideração, por exemplo, se a pessoa física ou jurídica em questão, paga as contas em dia, se já teve dívidas negativadas ou se está com algum outro empréstimo em andamento, dentre outros.
E aqui vale um alerta: não é possível pagar alguém ou uma empresa para aumentar o seu score de crédito. Muitos golpes têm sido aplicados por pessoas de má fé que prometem melhorar o score de crédito mediante o pagamento de uma quantia por este serviço.
Não acredite nessa falsa promessa. Para aumentar o score de crédito é preciso pagar todos os saldos devedores e tornar-se um bom pagador a longo prazo. Confira abaixo o que mais você vai aprender com este artigo:
- Cadastro positivo X cadastro negativo
- Como funciona o score de crédito e quais devem ser os cuidados com clientes de baixa pontuação
- 3 benefícios de de consultar e acompanhar o score de crédito dos clientes
- Conclusão
Boa leitura!
Cadastro positivo X cadastro negativo
A maioria das pessoas só conhece o cadastro negativo, que é a inscrição do CPF ou CNPJ em órgãos de proteção de crédito como o SPC e a Serasa. Sempre que pessoas ou empresas deixam de pagar ou atrasam o pagamento de contas, financiamentos ou empréstimos, elas são inscritas nesse sistema e passam a ser classificadas como devedoras.
O cadastro positivo, por outro lado, é uma espécie de “currículo” que mostra o comportamento financeiro saudável de uma pessoa física ou jurídica. Ou seja, leva em consideração os bons hábitos do pagador.
Então qual dos dois é melhor consultar? Os dois. Isso porque as informações de um complementa as do outros. Não é porque uma pessoa esqueceu de pagar uma conta de consumo, como água ou luz, e o CPF foi parar no cadastro negativo, que significa que ele seja um mau pagador.
Como funciona o score de crédito e quais devem ser os cuidados com clientes de baixa pontuação
O score de crédito é uma pontuação consultada por bancos, seguradoras, construtoras de imóveis, empresas de serviços e lojas, para avaliar o risco de fazer um empréstimo, venda a prazo ou financiamento.
Essa análise estatística leva em consideração os bons e maus hábitos relacionados ao pagamento de compromissos fiscais e faz uma média entre esses dados, fornecendo uma pontuação, um score.
O score de crédito varia em uma escala de 0 a 1.000 e quanto maior a pontuação, mais seguro é fazer uma transação financeira com essa pessoa física ou jurídica. Em outras palavras, significa que quanto maior for a pontuação do score de crédito, maior a reputação financeira e mais chances de você receber de volta e em dia o valor que “emprestou” ou financiou.
E o contrário, também é verdadeiro: quanto mais baixo for o score de crédito, menores são as chances dessa pessoa ou empresa quitar o saldo devedor. Neste caso, é preciso rever se a operação financeira ainda vale a pena e se cercar de artifícios como:
- cobrar juros mais altos pelo risco alto da transação
- diminuir o tempo para pagamento pelo mesmo motivo citado acima
- oferecer um valor menor para empréstimo ou financiamento para, caso não haja a quitação da dívida, sua perda seja pequena
3 benefícios de consultar e acompanhar o score de crédito dos clientes
Em 2022, o número de endividados no Brasil alcançou o maior patamar em 12 anos. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mais de 70% das famílias do nosso país estão com dívidas.
Esse número demonstra como é essencial para as empresas consultar o score de crédito de seus clientes e prospects com o objetivo de minimizar a inadimplência, problema que acarreta diversos impactos na saúde financeira das empresas.
Mas, afinal, quais são as classificações dentro do score de crédito? Como saber qual cliente apresenta mais risco?
O score de crédito é dividido em baixo, médio e alto e saber em qual dessas faixas está o seu cliente vai complementar as suas informações para a análise de risco e auxiliar na tomada de decisões:
- score baixo: até 300 pontos
- score médio: entre 300 e 700 pontos
- score alto: acima de 700 pontos
1. Redução de perdas e manutenção da saúde financeira da empresa
Como explicado anteriormente, o score de crédito fornece uma pontuação sobre a qual é possível você fazer uma projeção de riscos financeiros. Ele não deve ser o único aspecto a ser avaliado, mas com certeza fornece um bom parâmetro sobre como o seu cliente se relaciona com fornecedores e o mercado em geral.
Uma avaliação mais aprofundada vai permitir que você reduza as fraudes e os golpes e consequentemente a inadimplência.Com esse círculo virtuoso, a sua empresa vai manter a saúde financeira em dia e você poderá traçar estratégias a médio e longo prazo para a gestão do seu negócio.
É preciso sempre ter em mente que quando sua empresa deixa de receber, a receita cai e muitas vezes será necessário tirar de um setor para cobrir as necessidades de outro, gerando um efeito negativo em cadeia.
Portanto, consultar o score de crédito dos seus clientes é essencial para a manutenção da saúde financeira da sua empresa.
2. Acesso a informações atualizadas sobre o cliente
Consultar o score de crédito dos seus clientes permite, além de avaliar o risco de crédito, que você tenha acesso a informações atualizadas, inclusive sobre a situação cadastral dele comparando dados fornecidos por ele e as existentes no sistema do órgão de proteção ao crédito.
Ao consultar o score de crédito, você pode confirmar endereço, telefone, tipo e número do CNPJ, faturamento presumido, dentre outros. Uma segurança a mais para você que vai fazer um negócio que envolve risco financeiro.
3. Personalização
Consultar o score de crédito dos clientes auxilia na tomada de decisões mais seguras por parte das empresas que vão se basear em informações reais e atualizadas sobre o perfil do pagador.
Dessa forma, é possível ajustar expectativas e criar estratégias para exigir condições condizentes com o risco financeiro. Ou seja, adotar artifícios na negociação, como juros mais altos e menor prazo para pagamento, com a finalidade de compensar uma possível inadimplência no futuro.
Conclusão
Consultar e acompanhar o score de crédito dos seus clientes é mais uma forma de verificar o risco de uma transação financeira, seja ela uma venda a prazo, a concessão de um empréstimo ou um financiamento.
O score de crédito é uma pontuação obtida por meio de informações estatísticas sobre o comportamento financeiro do seu cliente, seja ele uma pessoa física ou jurídica. Se ele possui um score alto, ele deve ser um bom pagador. Já se o score é médio ou baixo, o ideal é você fazer uma análise mais aprofundada desse perfil.
Dentre os benefícios de consultar e acompanhar o score de crédito dos seus clientes estão: Redução de perdas e manutenção da saúde financeira da empresa, acesso a informações precisas e atualizadas e a possibilidade de personalizar a concessão de crédito.
No site da SCI B-Hive você consegue consultar o seu score. Clique aqui para checar a sua pontuação e veja o que você pode fazer para se tornar um bom pagador e aumentar seu score de crédito.