Três técnicas infalíveis para organizar melhor a sua equipe

Para atingir a alta performance, uma equipe precisa de sincronia e isso não é possível sem organização, definição de objetivos claros e fixação de prazos. Neste texto você vai conhecer 3 técnicas para organizar melhor a sua equipe e minimizar situações que provocam estresse ou desmotivam os colaboradores.

O desempenho da sua equipe é altamente influenciado por fatores internos e externos à empresa, por isso, você precisa adotar técnicas de organização para minimizar os efeitos negativos na produtividade.

Além disso, a escolha correta dos líderes para cada setor e a diversidade de perfis de colaboradores com habilidades e olhares diferentes, são condições extremamente positivas para a performance da sua equipe melhorar cada vez mais.

Pensando nisso, este artigo vai apresentar quatro técnicas infalíveis para você organizar melhor a sua equipe. Veja a seguir os tópicos que você vai ler:

  • Escolha os líderes certos e ganhe produtividade
  • Deixe objetivos, metas, estratégias e prazos bem claros para todos
  • Adote aplicativos ou gerenciadores de tarefas para organizar sua equipe
  • Conclusão

Então vamos lá!

Escolha os líderes certos e ganhe produtividade

Ter colaboradores com experiências, habilidades e perfis diversos é o primeiro passo para ser uma equipe de alta performance. Porém, a sincronia de pessoas com energias tão diferentes nem sempre é fácil.

Ao formar sua equipe, lembre-se de contratar perfis que possam complementar um ao outro e eleja, dentre os seus colaboradores, os líderes de cada setor.

Os líderes vão dividir com você as responsabilidades de gestão e tornar muito mais dinâmica a organização geral e a execução dos projetos, campanhas etc.

Esses profissionais não apenas delegam tarefas, mas também guia a equipe pelos processos sempre incentivando o melhor de todos, corrigindo erros e colaborando com a manutenção de um bom clima organizacional.

Pesquisas apontam que trabalhar em uma empresa com bom clima organizacional impacta diretamente na produtividade, aumentando a qualidade das entregas e fortalecendo o sentimento de pertencimento.

Por estar muito próximo dos colaboradores, ele é capaz de medir a “temperatura” da equipe, identificar problemas e propor soluções mais adequadas à atividade desenvolvida pelos profissionais que ele lidera.

Deixe objetivos, metas, estratégias e prazos bem claros para todos

Metas são importantes para quem quer realizar um sonho, tirar do papel um projeto e isso cabe também para todas as empresas que buscam a excelência em seu nicho.

As metas são as atividades operacionais que você e sua equipe vão precisar realizar para atingir os macro objetivos. Se fossemos usar uma metáfora, diríamos que as metas são o caminho e os objetivos são o destino final de uma viagem.

Acima falamos sobre o papel fundamental dos líderes na organização das equipes e de outras funções fundamentais deles. E quando falamos de definição de metas, prazos e contrição de estratégias, mais uma vez eles ocupam espaço central nesses processos.

Essas definições antecipam as etapas permitindo que todos se programem para executar suas tarefas e se beneficiem dessa antecedência para ter ideias mais criativas e corrigir falhas.

A organização contribui grandemente para manter o estresse sobre controle e evitar as sensações de sobrecarga e frustação dos colaboradores.

É preciso lembrar que uma empresa não existe sem seus funcionários e valorizar o capital humano é uma forma eficaz de manter as pessoas satisfeitas e motivadas em garantir produtividade.

A comunicação faz parte da estratégia

Nesse cenário, destaca-se também a importância de manter uma boa comunicação com os líderes e igualmente com todos os profissionais. Uma falha nesse fluxo pode causar equívocos e grandes prejuízos até mesmo financeiros.

Uma organização eficiente de equipe passa obrigatoriamente por uma boa comunicação entre todas as partes.

Nesse sentido, o feedback é uma ferramenta pela qual o líder e todos os colaboradores conseguem analisar seus desempenhos, buscar novas soluções e se motivar vendo os bons resultados alcançados graças ao trabalho mútuo.

Seja um coordenador participativo e flexível

Hoje em dia, as pessoas não querem mais ter chefes que apenas cobram o trabalho e controlam a folha de ponto. Aliás, esta é uma das maiores diferenças entre um chefe e um líder.

O líder é uma pessoa respeitada por seu conhecimento, que ensina o que sabe, flexível a ponto de ouvir e considerar sugestões e que direciona a equipe, não apenas supervisionando, mas colaborando com os processos.

Você quer ser um chefe ou um líder para a sua equipe?

Ter equilíbrio emocional diante de imprevistos e problemas, fará com que seus colaboradores te enxerguem de uma forma diferente e busquem dar o seu melhor para juntos baterem as metas.

Ser flexível não significa aceitar tudo, mas saber ouvir e aceitar quando uma estratégia ou solução é mais adequada do que a sua. Utilizando as técnicas para organizar sua equipe que vimos até aqui, você ajudar você a se tornar um bom gestor de talentos.

Adote aplicativos ou gerenciadores de tarefas para organizar sua equipe

Se estamos falando de organização de equipes, de fluxos de trabalho e de melhorar a performance, não podemos deixar de citar os aplicativos, sites e softwares de gerenciamento de equipes.

Atualmente existem diversos produtos com essa finalidade no mercado e você pode escolher aquele que atende melhor as necessidades da empresa.

Os gerenciadores de tarefas são excelentes para grupos em que profissionais ou setores inteiros funcionam como uma “linha de montagem”, dependendo do trabalho uns dos outros para concluir e entregar a meta final.

Diante de demandas intensas, alguns esquecimentos podem acontecer e o prejuízo nem sempre é pequeno ou contornável. Para evitar imprevistos do tipo, o gerenciador de tarefas é a solução a perfeita.

Ter o apoio de um organizador desse tipo também vai facilitar a gestão dos seus líderes de equipe ao permitir que acompanhem, em tempo real, a execução das tarefas e se antecipando a possíveis problemas.

Eles são soluções de tecnologia que foram desenvolvidos para qualquer pessoa usar sem precisar de um treinamento específico ou ter grandes habilidades com informática.

Um desses gerenciadores de equipe é o Trello — comentamos sobre ele e outras tecnologias que podem nos ajudar no business intelligence em outro post aqui do blog. Para conferir o texto, clique aqui.

Conclusão

Ter estratégias para organizar a sua equipe minimiza o estresse dos colaboradores, permite que eles desenvolvam suas atribuições no tempo correto e contribui com o trabalho em equipe ao criar condições para que todos percebam sua contribuição no sucesso organizacional.

Em uma equipe, a participação de cada elo dessa corrente é essencial. Então, adotar um modelo de organização estratégico evita que a ausência de um colaborador prejudique um projeto inteiro.

Além disso, a organização da equipe permite a nomeação de líderes responsáveis pelo desempenho de cada área, colaborando com a divisão de tarefas e de responsabilidades, dando suporte para o gerente ou diretor geral.

Adotar gerenciadores de tarefas como aplicativos e softwares é uma forma eficaz de organizar o fluxo de trabalho da sua equipe e pode ser a solução que te ajudar a otimizar os seus resultados.

Acesse sempre o blog da SCI-BHive se você se interessa por dicas de business intelligence. Temos diversas soluções em tecnologia para aprimorar os fluxos de trabalho da sua empresa.

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, Ao navegar pelo site , você autoriza a SCI B-Hive a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalizades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.