Como a realidade virtual pode transformar a experiência de compra do consumidor?

De acordo com um levantamento da agência SA365, na pesquisa da Global Marketing Trends Consumer Pulse, da consultoria Deloitte, as pesquisas por tecnologias acessíveis tiveram um crescimento de 170% só em 2020, como por exemplo, a busca pelo termo  try-on, que é o conceito da experimentação de realidade virtual em português. 

De acordo com a 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita em conjunto pelo Paypal Brasil e pela Big Data Corp, até setembro de 2021, o País contabilizava 1,59 milhões de lojas online.

O número representa um crescimento de 22,05%, se comparado aos números de 2020, quando o comércio digital teve um salto de 40%, coincidindo com o início da pandemia de Covid-19 e o isolamento social.

Se considerarmos o cenário desde 2015, é possível notar uma taxa de aumento de 23,69% na presença das empresas em ambientes virtuais a cada ano. Por outro lado, o levantamento feito pelo Paypal Brasil e pela Big Data Corp mostra que só 6,19% do varejo de corporações brasileiras estavam realizando vendas online no período, o que demonstra que ainda há muito potencial a ser explorado pelas empresas do nosso país.

Hoje, os clientes querem, cada vez mais, facilidades na hora de comprar utilizando o meio virtual, pelos famosos e-commerces e, nesse artigo, vamos explicar como isso pode impactar diretamente na experiência de compra do consumidor.

E essa imersão no mundo digital, tende a aproximar cada vez mais o consumidor desse ambiente virtual. Por isso, ter experiências bem sucedidas de realidade virtual vai agregar valor à sua marca e ao seu negócio.

Continue a leitura para descobrir como as empresas utilizam a realidade virtual a seu favor, a quais delas você pode recorrer para melhorar a jornada de seus clientes no ambiente digital e, dessa forma, conquistá-los.

Veja quais são os tópicos abordados nesse texto: 

  • Realidade virtual x realidade aumentada 
  • Cuide da segurança, explore a comodidade dos pagamentos online
  • Omnichannel: estratégia na realidade virtual
  •  Metaverso é mesmo o futuro?
  • Conclusão

Aproveite a leitura! 

Realidade virtual x realidade aumentada  

A realidade virtual em si é um mecanismo que possibilita a qualquer ser humano se fazer presente em um ambiente no qual ele não está, mas é como se estivesse, ou seja, que é conectado por meio de um sistema de computadores e, nos dias atuais, até de clouds, ou nuvens, traduzindo literalmente para o português. 

Um dos itens mais utilizados e populares, atualmente, no ramo da realidade virtual é o da realidade aumentada. Isso porque esse conceito proporciona ao usuário uma experiência 360º aos clientes ou usuários, ou seja, uma mistura entre o ambiente físico real e o virtual. 

A realidade aumentada, por exemplo, permite que o cliente consiga simular a prova de uma roupa, se um tipo de maquiagem combina com o seu rosto, se a cor de uma tinta vai ficar boa nas paredes de um cômodo de casa, dentre outros. E isso é possível de fazer tanto na loja, como pela tela do smartphone ou computador. 

Os celulares estão com tecnologias cada vez mais avançadas em suas câmeras e muitas lojas e marcas já oferecem o óculos de visão 3D, dentre outros recursos, transformando a jornada do usuário, deixando-a muito mais prazerosa e as escolhas muito mais assertivas.

Outro fator importante é que, se a empresa oferece uma boa experiência no ambiente digital ao cliente, a chance de que ele recorra outras vezes ao online, faça compras e até indique para família e amigos é muito grande. 

É importante, antes de pensar em implantar a experimentação virtual na sua empresa, pensar em alguns pontos e, por isso, listamos aqui três dicas para te ajudar nesse processo:

  • Faça um estudo junto ao seu público para saber se ele gostaria desse tipo de experiência. Alguns negócios não combinam ou perdem sua essência quando virtualizados;
  • Busque empresas que saibam trabalhar na integração do modo online com o offline. Propor uma experiência virtual ou de realidade aumentada precisa considerar aspectos tecnológicos, conceituais etc;
  • Tenha atenção na curadoria do seu conteúdo, o que vai atrair o cliente à empresa não é apenas a experiência digital, mas sim toda a sua jornada do cliente. Leia mais sobre esse assunto neste artigo.

Cuide da segurança, explore a comodidade dos pagamentos online

Quanto mais seguro for o seu site, mais o cliente irá confiar em você. A segurança no ambiente virtual é essencial para qualquer empresa que deseja fazer negócios de forma online.

Investir em sistemas de segurança para preservar os dados dos clientes, bem como assegurar que não haja fraudes, é obrigação de toda empresa. Graças ao avanço contínuo das tecnologias da informação, tem se tornado cada vez mais seguro efetuar compras nos ambientes digitais.

Aliás, se você ainda não está por dentro das regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é bom procurar se informar porque ela está valendo e se a sua empresa não se adequar, pode ser que você tenha problemas a médio prazo.

Ao adotar, como parte da sua estratégia, os aplicativos de mensagens instantâneas, considere utilizar autenticação em dois fatores ou outros modos para confirmar que o cliente que está conversando com você é real.

Um número imenso de fraudes ocorrem diariamente com clientes e com negócios. Isso deve servir de alerta para lojas virtuais e ao comércio online de forma geral. 

Atualmente, o cliente que compra online procura praticidade, eficiência, agilidade, ao fazer suas compras na internet. Então, facilite o processo do pagamento, isto é, na hora dele “fechar o carrinho” e concluir a compra com a sua empresa.

Portanto,  ofereça diferentes formas de pagamento dentro da realidade virtual da sua empresa, por exemplo: pix, cartão de crédito e débito, boleto bancário, transferência bancária, dentre  outros.

E, claro, se possível, não obrigue o usuário a preencher formulários extensos ou complexos, isso desanima o consumidor na hora de pagar e muitos acabam desistindo da compra. Está vendo como é importante planejar a sua experiência na realidade virtual? Não basta criar um e-commerce.

Omnichannel: estratégia na realidade virtual

Esse é um tópico fundamental para as empresas que utilizam as duas formas para atrair, vender e manter o relacionamento com seus clientes: o online e o offline. A palavra omnichannel traduz esse conceito de utilizar “todos os canais” para se comunicar com  consumidor, fornecedores e sociedade.

O omnichannel é uma tendência no varejo e permite a marca oferecer a melhor experiência ao seu consumidor que abarque toda a jornada do cliente, seja em uma loja física ou virtual, nas redes sociais ou no e-commerce. Por meio da integração de todos os canais, o consumidor satisfaz sua necessidade de compra ou outra, sem restrição de local, horário ou meio.

Algumas corporações utilizam a realidade virtual, como o grupo Pão de Açúcar, para saber quais são os produtos que seus clientes mais consomem, se eles gostariam de agendar as compras online, se preferem adquirir produtos diretamente pelo computador, tablet ou celular.

Todas essas informações tornam a experiência, a jornada do cliente, mais completa no ambiente virtual e podem complementar ou até mesmo substituir a vivência física de estar em um mercado.

Muitas outras redes de varejo já adotam o método click and collect (clique e retire) ou até mesmo a opção de retirar a compra em até 2 horas, após efetuada a compra online. Para quem acha chato fazer mercado ou que esta atividade “atrapalha” a rotina, a experiência virtual de “clicar, comprar e receber em casa” é maravilhosa.

Mas, claro, todas as experiências baseadas em realidade virtual, precisam ser executadas com excelência e isso significa utilizar os melhores softwares de tecnologia integrada, preparar a jornada do cliente, treinar equipes de online e offline, ter uma comunicação estratégica e um marketing desenvolvido por profissionais.

Abaixo, listamos alguns benefícios do omnichannel aos varejistas e clientes: 

  • Traz mais opções ao consumidor para motivá-los em suas compras;
  • Aumenta a percepção positiva da experiência daquela corporação;
  • Potencializa o fluxo de oferta e demanda;
  • Ajuda na redução de custos empresariais;
  • Traz mais pessoas às lojas de forma física;
  • Combinação entre loja física e virtual (app, site, redes sociais, chatbot, etc.) ;
  • Auxílio na logística das vendas;
  • Diminuição dos estoques físicos com menos necessidade de espaço nas lojas.

Metaverso é mesmo o futuro?

De acordo com a Bloomberg Intelligence, a tendência é de que esse mercado possa atingir R$ 24 trilhões até 2024. E o varejo, como um mercado que gera muita receita, não pode ficar de fora já que a tendência é de que isso seja cada vez mais explorado. 

O metaverso pode ser definido, a grosso modo, como um universo que engloba as realidades virtual e aumentada, os famosos avatares em 3D, vídeos e tudo tecnológico que utilizamos atualmente.

Até mesmo os avatares, figuras gráficas totalmente digitais, poderão em pouquíssimo tempo serem usados para representar o consumidor ou o vendedor na compra e venda. Este ano, um candidato à presidência da França utilizou um holograma em sua campanha eleitoral para estar em sete lugares diferentes ao mesmo tempo.

Ou seja, a revolução tecnológica da realidade virtual já está acontecendo. E, em breve, será possível utilizá-la de forma mais intensa na hora de fazer suas compras, o que certamente irá enriquecer e diferenciar ainda mais a experiência imersiva e virtual.

Outra ferramenta que deve ser explorada (e já é em alguns casos) em larga escala, será o uso de uma voz automática, desenvolvida por IA ( inteligência artificial), que serve para interagir com os clientes e é facilmente encontrada nos chatbots e aplicativos de mensagens instantâneas, por exemplo. 

O desafio maior é agregar a esses “robôs falantes” os sentimentos e a perspicácia que fazem parte da relação de um cliente e seu vendedor.

Conclusão

A experiência de compra do consumidor, já está sendo transformada pela realidade virtual. Hoje, o cliente tem muitas opções na hora de poder fazer compras, mas neste artigo você conferiu como a jornada do cliente, desde quando tem o desejo despertado em adquirir um produto até a compra, é importante.

No ambiente digital, uma das “iscas” para atrair o consumidor é oferecer uma experiência mais completa utilizando até a realidade aumentada que permite a ele imaginar de forma mais concreta aquilo que o produto ou serviço vai proporcionar a ele: uma casa mais bonita, uma roupa com bom caimento, uma viagem para um lugar espetacular?

Este texto também abordou a necessidade de investir em segurança cibernética para não oferecer risco ao cliente e de como é essencial oferecer opções diversificadas na hora do pagamento.

Por fim, foi abordada a questão do omnichannel, uma forte tendência que se apresenta como um futuro promissor e atrativo para o varejo, por possibilitar ainda mais experiências e conexão com os consumidores.

E você, já inseriu alguma ação de realidade virtual ou aumentada no seu negócio? Conta para a gente nos comentários.

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