Os avanços tecnológicos estreados ao longo das últimas décadas facilitaram, aprimoraram, agilizaram e expandiram boa parte do Mercado de Trabalho.
Para as grandes, médias e pequenas empresas, invenções do mundo digital tornaram-se fundamentais para os processos de coleta, análise e armazenamento de dados, aumentando o desempenho das companhias e conferindo maior qualidade aos produtos oferecidos por elas.
Sem dúvidas, nessa readequação de realidades (física + virtual) dois instrumentos eletrônicos tomaram a frente como protagonistas: a Business Intelligence e a Inteligência Artificial. E, podemos afirmar que tais metodologias permitem às empresas:
O que é bem útil, não é mesmo?!
Então, para aprofundarmos ainda mais nesse tema, iremos explicar no Blog Post de hoje o que é a Inteligência Artificial e como ela se alia à Business Intelligence no mercado de trabalho, evidenciando as suas melhores áreas de atuação.
Serão apresentados os tópicos:
- Inteligência Artificial e a Business Intelligence (uma breve introdução);
- Como a I.A. e a B.I podem atuar juntas?;
- Conclusão.
Continuemos!
Inteligência Artificial e a Business Intelligence (uma breve introdução)
Certamente, você já deve ter ouvido falar do termo Inteligência Artificial. Afinal, este é um conceito bastante presente em nossas redes sociais, e em qualquer ramificação e/ou profissão que depende, de alguma forma, da tecnologia, como nas áreas de: jogos, robótica, telesaúde, educação à distância, segurança (criptografia), comunicação e muito mais! Vamos entender com mais detalhes abaixo?
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumidamente, o conceito de Inteligência Artificial é a capacidade das máquinas simularem uma inteligência similar à inteligência humana. Isso quer dizer que, ao longo do tempo e de acordo com a intenção pelo qual foi criado, aquele sistema – a Inteligência Artificial – vai observando, analisando, coletando e organizando dados, assimilando todas as informações que está recebendo naquele momento.
[É importante ressaltar que, ao dizer dados, não estamos fazendo menção a apenas números, equações ou coisas do tipo. Dados podem ser pessoas, objetos, padrões de comportamento e muitos outros elementos. Em suma, dado é qualquer coisa que possa ser analisada!]
Finalizando este ponto, para enriquecermos ainda mais a nossa explicação faremos aqui a seguinte analogia:
“Pense na Inteligência Artificial como uma criança, mas que aprende muito mais rápido que qualquer ser humano e que consegue fazer análises e conclusões de maneira mais direta e precisa; se adaptando às novas informações, evoluindo com experiências e comprovando a sua eficácia na prática.”
Deu para compreender? Bacana! Agora vamos para o próximo conceito.
BUSINESS INTELLIGENCE
Por sua vez, a Business Intelligence é um método que capta, organiza, analisa e monitora um grande volume de dados com tecnologias atualizadas, possibilitando que o gerente de uma equipe utilize diversos mecanismos avançados, capazes de transformar esses dados em relatórios para a empresa.
Ou seja, as plataformas de B.I. fornecem para a Instituição um histórico sobre o desempenho de negócios da firma. E, com o relatório em mãos, caberá ao gestor ou líder do projeto examinar as estatísticas reunidas e tomar uma decisão acerca dos próximos passos. Veja aqui.
Agora que você conhece os conceitos introdutórios de Inteligência Artificial e Business Intelligence, veja neste tópico como as duas ferramentas se complementam no mercado.
Como Business Intelligence e Inteligência Artificial podem atuar juntas?
Com I.A. e B.I. integrados, conseguimos uma análise muito mais precisa sobre um determinado produto que um público-alvo deseja e como ele se comporta diante desta carência.
Sem contar que, com a união dos dois sistemas, é possível que as Business Intelligences aplicadas criem relatórios assertivos sobre as mercadorias que potenciais clientes estão procurando, especialmente através das plataformas digitais! As possibilidades são muitas e cabe às empresas analisarem quais estratégias elas irão escolher para as suas ações.
Diante de todos esses cenários citados anteriormente, exibiremos algumas oportunidades comuns para utilizar os artifícios tecnológicos:
- Proteção de dados: BI e IA auxiliam as companhias a codificarem as suas informações blindando-as de minerações de dados, vírus e outras ameaças virtuais;
- Monitoramento de Mercado: Com as ferramentas, avalia-se o mercado, identificando quais ações deram resultado e quais não deram. Além de poder monitorar o público-alvo.
- Oportunidades de negócio: Por fim, a junção da Inteligência Artificial com a Business Intelligence faz com que o sistema identifique novas tendências e oportunidades de negócios que passaram despercebidas, fazendo com que as empresas criem novos produtos ou serviços para atender a demanda.
As coisas estão começando a se encaixar, não é?! Gostaria de ainda mais detalhes? Nós da SCI temos a solução perfeita para você!
Conclusão
Ofertamos em nossos serviços análises e gerenciamentos de riscos personalizados, executados por meio de um avançado software de Business Intelligence que tem revolucionado (o saldo e) o mundo dos negócios: a Sorter Curve!
Através de suas configurações que permitem um espaço de trabalho automatizado 100% online, cria-se facilitadores na hora de prospectar novos clientes, fechando vendas com mais eficiência e administrando as responsabilidades existentes com mais agilidade e rapidez. Entre em contato com um de nossos consultores acessando https://www.scibhive.com.br/contato.
Acesse Instagram @sci_b.hive para nos acompanhar mais de perto e comente se gostou do conteúdo!