O que o consumo consciente tem a ver com a saúde financeira da sua empresa?

Consumo consciente – ou consumo sustentável – é um termo que está em destaque desde as últimas décadas do século XX. Mas o que isso tem a ver com a saúde financeira da sua empresa?

Graças a ações de conscientização cada vez mais inteligentes e eficientes, a população mundial está percebendo os sinais que o nosso planeta vem dando de que seus recursos naturais estão se esgotando; fauna e flora estão desaparecendo e um desequilíbrio de estações têm devastado plantações e cidades inteiras. 

Segundo dados de 2019, Ministério do Meio Ambiente, a humanidade já está consumindo 30% mais do que o planeta consegue renovar. Isso significa que em menos de 50 anos, serão necessários dois planetas Terra para prover nossa necessidade de alimento, água e energia. Ou seja, se continuarmos consumindo da mesma forma, bye bye vida humana.

Tomar consciência dessa situação alarmante é perceber que a mudança de hábitos é urgente, tanto no dia a dia da vida pessoal, quanto em outras áreas da sua vida.

Separar o lixo reciclável em sua residência, mas trabalhar em uma empresa que polui um rio, por exemplo, não tem qualquer coerência. No ambiente corporativo, talvez, você se sinta com menos liberdade para tomar decisões em prol do consumo consciente, porém, aos poucos e com argumentos e dados objetivos, você pode chegar lá. 

Pequenas mudanças como adotar papel reciclado para impressão, utilização de copos de vidro para diminuir o volume de lixo, adoção de material biodegradável em embalagens e até campanha interna para seus colegas não fazerem impressões desnecessárias, já causam impacto positivo! 

E se você acha que esse papo só diz respeito à natureza, está muito enganado. Adotar medidas de consumo consciente influencia até na saúde financeira de sua empresa!

Esse tema é muito importante e vamos trabalhá-lo melhor nos tópicos a seguir:

  • Responsabilidade social
  • Atenção ao mercado de consumo 
  • Atenção aos potenciais parceiros comerciais
  • Como implantar o consumo consciente na sua empresa
  • Quais as dificuldades para implantar essa filosofia de consciência ambiental

Continue lendo o texto para saber as respostas de cada uma dessas questões.

Responsabilidade de todos

Dados como o mencionado acima, sobre os 30% a mais de consumo do que o planeta consegue renovar, são  extremamente preocupantes, mas felizmente hoje já são de conhecimento de um grande número de pessoas; e é importante que se entenda que a responsabilidade social é de todos. 

Quando se fala de uma empresa, então, que emprega várias pessoas e movimenta a economia, fica ainda mais claro o tamanho dessa responsabilidade. Se cada uma, seja uma grande multinacional ou a papelaria da esquina, cuidar dos hábitos de seus funcionários durante o período em que estiverem trabalhando, isso já representará uma enorme diferença nos cuidados com o nosso planeta. 

Isso sem mencionar que os funcionários podem – e espera-se que isso aconteça mesmo – levar os conhecimentos adquiridos no trabalho sobre consumo consciente para suas vidas pessoais, o que já significaria mais um grupo de pessoas ajudando nessa luta tão importante. 

 Isso quer dizer que se você não adota práticas menos poluentes, mais voltadas para a preservação do meio ambiente, para a recuperação da natureza degrada, dentre outras, você está, em partes, contribuindo direta e indiretamente com a destruição da natureza.

Consumo consciente e tendência de mercado

Além de ser uma tendência cada vez mais perceptível, já há estudos provando que os clientes estão considerando a consciência ambiental das empresas na hora de comprar ou contratar um serviço. Assim, ter meios de produção, descarte de resíduos e outras etapas do processo que respeitam a natureza, são diferenciais muito valorizados.

Para quem ainda acha que é exagero, em 2019, saiu um estudo da Fleishman Hillard, mostrando que incríveis 70% dos consumidores optam por produtos e serviços de empresas que gerem impactos ambientais e sociais positivos. Para essa pesquisa, foram entrevistadas 7.364 pessoas do mundo inteiro. 

Vale considerar que todos ganham quando medidas de preservação do meio ambiente são incluídas nos processos de produção e na cultura organizacional: o planeta, a sociedade e a própria empresa!

Um bom exemplo disso é o Banco Santander. Segundo o Guia Exame Melhores do ESG 2022, o banco espanhol fechou o ano de 2021 com 51,6 bilhões de reais em negócios sustentáveis. E para a surpresa de alguns, também registrou um lucro 7% maior do que o registrado em 2020.

Atenção com os parceiros comerciais

Se a preocupação com o consumo consciente ganha cada vez mais adeptos e isso transforma a forma das pessoas consumirem, a consciência ambiental é um assunto que deve fazer parte da sua pauta de prioridades e de médio e longo prazo.

Pensar em consumo consciente é também ter parceiros de negócios com a mesma preocupação de ter processos limpos e voltados para a sustentabilidade.

Imagine que você renove o seus equipamentos, treine seus colaboradores, crie soluções para o lixo, mas contrate uma empresa que lhe fornece um produto e é acusada de poluir os mares com substâncias tóxicas oriundas do processo de fabricação desse produto que você compra.

Ou então que ela lhe fornece itens de papel, para higiene ou escritório, e que para isso desmata áreas verdes para plantar árvores que dão origem ao papel que você compra. 

Por isso, procure sempre saber como atuam os seus parceiros de negócios e qual a importância que ele dá ao tema sustentabilidade ambiental. Pesquise seu histórico antes de fechar negócio.

Vale observar que o contrário também pode ocorrer e fornecedores, distribuidores e prestadores de serviço, também podem não querer ficar vinculados a empresas que descumprem leis ambientais ou não se preocupam com os impactos que geram a natureza.

Como dito anteriormente, a consciência ambiental é uma tendência e deve se popularizar cada vez mais, não tendo meios de voltar atrás. Dessa forma, quanto antes o seu negócio estiver alinhado com os princípios do consumo consciente, melhor!

Como implementar o consumo consciente na sua empresa

Existem inúmeras práticas, das mais simples às mais complexas, mas que fazem toda a diferença para o nosso planeta e para a saúde financeira da sua empresa. Uma coisa simples, mas que está ao alcance de todos, por exemplo, é diminuir o consumo. 

Quando falamos em diminuir o consumo, estamos falando de diminuir tudo que está sendo gasto de forma desnecessária ou sem consciência. Por exemplo: energia elétrica, água, papel etc.

Não é segredo para ninguém que a produção de lixo é um grande problema. Então, por que não produzir menos e reciclar mais? Por que usar vários copinhos de plástico ao longo do dia, quando é possível usar o mesmo durante o expediente de trabalho?

Por que não tornar mínima a necessidade de impressão de documentos? Isso não apenas diminui o lixo, como faz bem para o meio-ambiente e também para os cofres da empresa e sua saúde financeira.

Por que não adotar embalagens recicláveis, biodegradáveis ou mais simples do que isso: incluir o logo da reciclagem do lado de fora da embalagem daquilo que você comercializa?

Diariamente temos ações que, se repensadas, podem ser feitas de forma mais sustentável e mais econômica. O que pode representar um gasto hoje, ao longo do tempo, se torna economia e até dinheiro em caixa.

A instalação de painéis para captação da luz solar, lâmpadas com sensores e coletores de água de chuva, por exemplo, resultam na economia de energia elétrica e de água. Contas de consumo que são fixas e “comem” parte do seu orçamento todos os meses.

A maneira mais organizada e eficaz para implementar o consumo consciente na sua empresa é contratar uma consultoria ou especialista nesse quesito para que a transformação seja, de fato, completa e incorporada pela cultura organizacional.

Se não, você corre o risco de fazer apenas pequenas mudanças superficiais que vão sendo abandonadas com o tempo.

Principais dificuldades para mudar a consciência ambiental

Infelizmente, ainda há muitas pessoas que não perceberam a gravidade da situação ou que simplesmente não se importam com a temática. Discursos como “é mentira”, “estão fazendo tempestade em copo d’água” ou, pior, “eu vou morrer antes mesmo”, persistem.

Se este é o caso que você enfrenta, saiba que as pessoas precisam ser sensibilizadas, re-educadas, sobre a importância do consumo consciente, lembrando que existem duas frentes: o da sustentabilidade da natureza e da saúde financeira da empresa.

Adotar o consumo consciente é obrigação de todos e precisa ser visto como estratégico: para a manutenção dos nossos recursos naturais, para evitar gastos desnecessários da empresa e para se adequar às tendências do mercado global.

Confira esse texto aqui do blog da SCI B-Hive em que falamos sobre o potencial de inovação que existe para empresas que decidem adotar a sustentabilidade como base de seu trabalho, na sua cultura organizacional, nos produtos e serviços e na forma como enxerga sua relação com o meio ambiente.

Conclusão

O consumo consciente, mais do que um modismo ou uma postura política ou ideológica, é uma necessidade e obrigação de todos. A Terra tem dado alertas de que o futuro das próximas gerações está em perigo.

Além do poder público, as empresas e nós, indivíduos, temos a responsabilidade sobre todos os desequilíbrios naturais que estão acontecendo e que ainda vão se agravar nas próximas décadas. Por isso, a mudança é urgente!

A soma de pequenas mudanças individuais tornam-se grandes impactos, assim como quando uma empresa decide mudar seu modo de produção oferecendo produtos mais limpos e agredindo menos a natureza.

Se cada vez mais empresas se conscientizarem a adotarem práticas menos poluentes, maior será a preservação do lugar que chamamos de casa. Sem contar nos benefícios para a saúde financeira da empresa que recebe de volta os investimentos feitos (em maquinário, treinamento, produtos etc), ao longo dos anos.

Trata-se de um retorno financeiro adquirido por meio da diminuição de gastos desnecessários e melhora da performance da produção, que pode ficar mais célere e com tecnologia que permite  gastar menos insumos, mas também por meio do reconhecimento dos clientes que tornam-se fiéis, que escolhem a sua marca porque se identificam com os seus princípios de sustentabilidade.

Já compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam tomar consciência sobre o que o consumo consciente tem a ver com a saúde financeira da empresa!

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