Nos próximos anos a grande aliada do mercado de concessão de crédito no Brasil vai ser a inteligência artificial. Com o crescimento da busca por crédito e o alto índice de inadimplentes (66,6 milhões), essa realidade está se confirmando no cenário de brasileiro.
De acordo com pesquisa feita pelo Serasa, as instituições financeiras do país recusam cerca de 44% dos pedidos de empréstimos de trabalhadores que recebem menos de cinco salários mínimos por mês, com receio de sofrerem com a inadimplência dos clientes.
Ou seja, se mais soluções forem criadas para um público que tem capacidade de movimentar a economia, todos podem ganhar nessa relação de crédito a prazo. Outro dado importante a ser considerado nessa equação é que temos no Brasil um montante de, pelo menos, 10,6 milhões de desempregados.
Aqui, na SCI, você encontra soluções de crédito ideais para você ou para o seu negócio. Você já conhece a SCI Credit? É um excelente serviço para quem quer manter em dia a saúde financeira pessoal ou da empresa.
Continue a leitura desse texto para entender quais estratégias podem ser aplicadas para ampliar, de forma segura, a concessão de crédito às classes sociais D e E, que recebem de dois a quatro salários mínimos.
Neste artigo você ver:
- Inteligência artificial é estratégica
- Cultura bancária transformada
- Porque conhecer o cliente faz diferença na sua performance
- Open Finance e Open Banking
- Conclusão
Boa leitura e não esqueça de contar o que achou do artigo lá nos comentários!
Inteligência artificial é estratégica
Nos dias atuais, em que a tecnologia está presente em diversos momentos do nosso dia a dia, não poderia ser diferente na concessão de crédito.
Poder contar com a inteligência artificial dá mais celeridade aos processos, deixa mais seguras as análises de risco e melhora a organização como um todo, como explicamos neste outro texto.
Claro que o uso de serviços online sempre exige um reforço na cibersegurança, pois a segurança de dados dos clientes é item fundamental nas transações financeiras digitais. Mas, com o uso de chatbots e assistentes virtuais ganhando cada vez mais força e importância, não dá mais para pensar em não implantar ferramentas digitais que vão melhorar a sua oferta de serviço, atendimento ao cliente e maior celeridade ao processo de concessão de crédito.
Neste artigo aqui falamos mais sobre a questão da segurança contra ataques virtuais de hackers; por isso, ao final dessa leitura, vale a pena você complementar seu conhecimento lendo ele também.
Cultura bancária transformada
Definitivamente a forma de se relacionar com os clientes, têm mudado nos últimos anos e a tendência é de que os atendimentos via canais digitais só cresçam e se tornem até a principal forma de comunicação entre cliente e empresa.
Continue a leitura para entender melhor cada um dos itens de inteligência artificial que estão transformando a maneira que os bancos e instituições financeiras concedem crédito para os clientes.
Big Data
É uma espécie de banco de dados que reúne informações básicas e dos hábitos dos clientes que podem ser acessados pelas empresas. Isso é, um arquivo que guarda um conjunto de informações que podem ser utilizadas para entender melhor o perfil dos clientes em relação às suas experiências de consumo e histórico de pagador, por exemplo.
Isso será de grande valia para lojas de varejo e demais instituições financeiras avaliarem se concedem ou não crédito ao cliente, até em relação a limite de cartão de crédito, valor de um empréstimo, dentre outros fatores.
Machine Learning
O método de machine learning se baseia em máquinas inteligentes que são “ensinadas” a captar as emoções dos clientes. Dessa forma, eles conseguem traçar um perfil de consumo e balizar o setor de marketing que vai criar campanhas personalizadas. De que forma?
Você já deve ter feito uma pesquisa no Google e depois percebido que começaram a surgir diversos anúncios com oferta do produto ou serviço que você buscou. Esse é um dos resultados dos machine learning.
Também é por meio dele que a newsletter enviada ao seu e-mail parece oferecer somente produtos que te interessam muito. Não é ao acaso. Existe um trabalho qualificado de inteligência artificial mapeando o seu comportamento na internet para fornecer dados às empresas.
O machine learning tem a capacidade de colher e organizar um conjunto de informações de cada cliente, projetar cenários futuros e até traçar hipoteticamente alguns comportamentos, baseado em um histórico de ações já realizadas pelo consumidor.
Por exemplo: oferecer material escolar perto da volta às aulas para pessoas que têm filhos. Em algum momento, o machine learning detectou a compra desse tipo de produto e entendeu que o cliente irá comprar novamente no mesmo período. Assim, oferece lápis, caderno, entre outros, criando oportunidade de compra.
Como conhecer o cliente faz diferença na sua performance
Com uma análise prévia sobre quem é o seu cliente e adotando as ferramentas de inteligência artificial, a concessão de crédito da sua empresa vai se tornar muito mais prática, segura e ágil. Além disso, será possível oferecer serviços personalizados e mais adequados à condição de pagamento de cada um.
Por isso, vale muito a pena investir em um banco de dados cujas informações serão utilizadas para conhecer os hábitos, preferências e frequências do seu cliente ou cliente em potencial.
A SCI oferece a solução SCI Credit que é um sistema de análise de crédito capaz de reunir em um único lugar as informações dos principais órgãos de proteção ao crédito. Por meio dele você consegue consultar CNPJs e CPFs para decidir com segurança se vai realizar essa transação financeira ou não.
Tomar decisões baseadas em dados concretos ajuda a diminuir o índice de inadimplência e proteger a saúde financeira da sua empresa, pois a análise detalhada e objetiva de um sistema com inteligência artificial não é influenciada por nenhum fator humano.
Ações e estratégias ficam mais fácil de serem implantadas e as ações de marketing, certamente, serão mais assertivas, alcançando resultados muito mais certeiros tanto para quem oferece crédito, quanto para quem busca.
Open Finance e Open Banking
Outras maneiras que surgiram para facilitar a vida de quem procura concessão de crédito são o open finance e open banking.
No caso do open banking, trata-se de uma cultura de um sistema bancário aberto para as transações bancárias, em que as instituições podem “conversar” entre si, trocando informações financeiras dos clientes, de acordo com aquilo que eles tenham autorizado previamente.
O que isso representa? Isso facilita, por exemplo, para o consumidor poder ter um controle geral de todas as suas movimentações financeiras em um único lugar, além de receber publicidade e ofertas direcionadas, por exemplo, em todos os bancos em que possui contas correntes sobre diferentes produtos que venham a ser ofertados por esses a ele.
O open finance pode ser considerada a evolução do open banking, pois engloba o ecossistema financeiro de uma maneira geral, dando espaço também não só aos bancos, mas também às corretoras, fintechs, fundos de pensão e outros participantes do SFN – Sistema Financeiro Nacional.
Com o open finance, as próprias instituições financeiras conseguem ter dados mais apurados sobre seus clientes se são bons pagadores, se têm saldo em suas contas correntes, dentre outras informações, desde que respeitando a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados; ou seja, contando com o aval do cliente a respeito disso.
Tudo isso pode auxiliar a incluir financeiramente muitos cidadãos no Brasil ao permitir acesso ao crédito de maneira mais fácil e rápida. Você pode entender melhor esse tema com a leitura deste artigo, no blog da SCI B-HIVE que explica de forma abrangente a diferença entre um e outro modelo.
Conclusão
Nesse artigo, você pode entender melhor como a inteligência artificial como o big data e o machine learning, dentre outras, já estão transformando o mercado de concessão de crédito e devem ajudar a movimentar ainda mais a economia do Brasil que, atualmente, tem 10,6 milhões de desempregados e 66,6 milhões de inadimplentes.
Além disso, a utilização de inteligência artificial contribui no planejamento de empresas e na elaboração de estratégias qualificadas. Sem contar que levar em consideração o perfil das pessoas, hábitos de consumo, histórico de pagador, tendência de consumo, dentre outros aspectos, torna a concessão de crédito muito mais segura, com menor risco de inadimplência.
Adotar ferramentas de inteligência artificial torna a decisão em conceder o crédito ou vender a prazo muito mais objetiva e segura, além de permitir um maior número de análise de perfis. O que pode representar também um aumento de concessão e aumento nos rendimentos da sua empresa.
Neste artigo, você também conheceu o que é o open banking e open finance e como isso está contribuindo para revolucionar o sistema de transações no Brasil. Se gostou do artigo já deixe sua opinião nos comentários e acompanhe os conteúdos aqui do blog da SCI B-Hive.